Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Nacional de Contabilistas

Adiamento das obrigações à Segurança Social "vem fora de prazo"

23 nov, 2020 - 08:00 • Olímpia Mairos , Fátima Casanova

Os pagamentos referentes a novembro já foram feitos. “Muitas empresas e empresários em nome individual estão a fazer um esforço descomunal.”

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Contabilistas considera que o adiamento das obrigações para a Segurança Social já vem fora de prazo.

“A questão que está aqui em cima da mesa é o atraso, o momento em que isto é feito”, afirma Vítor Vicente.

Este responsável diz à Renascença que, ao contrário do que António Costa deu a entender no sábado, os pagamentos deste mês para Segurança Social já foram feitos, o prazo tinha terminado nas vésperas e, sendo assim, as empresas não contam com esse benefício neste mês de novembro.

“Muitas empresas e empresários em nome individual estão a fazer um esforço descomunal para pagar os impostos, para poderem não só cumprir e não ter problemas com a Autoridade Tributária ou com a Segurança Social, mas também poderem aceder aos apoios do Governo”, lembra o presidente da Associação de Contabilistas.

“E deste ponto de vista não se atinge o objetivo que o Primeiro-ministro estava a dizer, de ajudar à tesouraria destas empresas que estão a passar grandes dificuldades”, reforça.

António Costa anunciou no passado sábado novas medidas de apoio aos empresários para mitigar os efeitos económicos resultantes do reforço das restrições à circulação e ao funcionamento dos estabelecimentos. Anunciou ainda um alívio das rendas comerciais e uma prorrogação dos prazos de pagamento da Segurança Social e IVA.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Segurança Social confirma que o adiamento só se aplica às contribuições que têm de ser pagas em dezembro e janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    23 nov, 2020 Leiria 10:30
    Mas quem acredita em António Costa ? Só tontinhos, concerteza. Factos são factos. O governo ainda não pagou a sua parte referente aos projectos 2020 terminados em 2019 e já auditados. Perceberam ? Vivemos com um governo que supera em má qualidade todos aqueles após 25 de Abril. Tenho pena. Soares deve estar a dar voltas no túmulo.

Destaques V+