Tempo
|
A+ / A-

Plano Ferroviário Nacional

OE 2021. Governo promete pensão e salário a reformados que arranjem comboios

12 out, 2020 - 22:21 • Sandra Afonso

Interessados podem pedir para integrar regime, que entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte à efetivação da lei.

A+ / A-

Veja também:


De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2021, entregue esta segunda-feira no Parlamento pelo ministro das Finanças, João Leão, “os aposentados ou reformados com experiência relevante em áreas de manutenção de material circulante podem exercer funções em empresas públicas do setor ferroviário”.

Segundo o documento, estes trabalhadores “mantêm a respetiva pensão de aposentação, acrescida de até 75 % da remuneração correspondente à respetiva categoria e, consoante o caso, escalão ou posição remuneratória detida à data da aposentação, assim como o respetivo regime de trabalho”.

Os pedidos de acumulação de rendimentos, apresentados a partir de 1 de janeiro de 2021, serão “autorizados nos termos do decreto-lei de execução orçamental”.

Este regime entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte à entrada em vigor da lei, aplica-se mediante declaração do interessado.

Plano Ferroviário Nacional em 2021

Ainda segundo a proposta orçamental entregue pelo executivo na Assembleia da República, no próximo ano será apresentado aos deputados um Plano Ferroviário Nacional.

O governo promete um plano assente em princípios de sustentabilidade e num modelo em rede, “que inclua linhas, ramais e trajetos interligados”. Deve ainda definir as linhas ferroviárias vocacionadas para passageiros nacionais, de âmbito metropolitano e regionais; assegurar as ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia; garantir o transporte de mercadorias e as ligações portuários e aeroportuários.

O Plano Ferroviário Nacional deve ainda definir uma hierarquização da rede de acordo com os níveis de serviço, identificar as linhas ferroviárias com elevado potencial de desenvolvimento turístico, assegurar a conexão da rede ferroviária com outros modos de transporte, assegurar a ligação a todas as capitais de distrito, promover a ligação das áreas metropolitanas aos sistemas urbanos e promover os subsistemas de ligação regional e urbana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+