Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Transportes

Nova ponte em Lisboa "é necessária do ponto de vista ferroviário"

06 out, 2020 - 20:46 • Redação

A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas defende também que é tempo de apostar numa ligação ferroviária relevante entre Lisboa e o Porto.

A+ / A-

A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, Natércia Cabral, defendeu, esta terça-feira, a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo na zona de Lisboa.

Durante uma audição no Parlamento, Natércia Cabral disse que uma nova ponte é muito importante para a melhoria da circulação ferroviária.

“Se nós vamos fazer isto tudo, a terceira travessia é o grande ‘missing link’ [elo de ligação em falta]. Falta ali qualquer coisa a ligar tudo. Se não fizermos nada, se calhar, conseguimos viver com a situação que temos. Agora, se fizermos eixos internacionais, se quisermos melhorar a ligação Norte-Sul, incluir o Algarve, precisamos da terceira travessia”, referiu.

“Há que retomar o estudo da terceira travessia. Nós apontamos para uma terceira travessia ferroviária, mas é o estudo que dirá o que é feito. Sobre o ponto de vista ferroviário, ela é necessária”, sublinhou Natércia Cabral.

A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas disse que, face ao nível de investimentos de que Portugal vai dispor, é tempo de apostar numa ligação ferroviária relevante entre Lisboa e o Porto.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos alerta para a necessidade de uma "visão integrada" que promova a coesão do território.

Sem comentar uma possível terceira travessia do Tejo na zona de Lisboa, Bento Gonçalves lembra que Portugal não se resume ao litoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+