Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chumbados quase metade dos pedidos de apoio à renda de casa

30 ago, 2020 - 09:46 • Sandra Afonso

Programa de Apoio Especial ao Arrendamento está a acabar, mas ainda faltam analisar quase 500 pedidos.

A+ / A-

O Programa de Apoio Especial ao Arrendamento recebeu mais de duas mil candidaturas, mas só chegou a 606 famílias. Quase metade dos pedidos (2.177) chumbou, na sequência de dificuldades criadas pela pandemia de Covid-19.

Os números são avançados na edição deste domingo do “Jornal de Notícias”, que cita o Ministério das Infraestruturas e da Habitação para dizer que cerca de 500 candidatos não eram elegíveis; mais de 550 processos foram considerados irregulares ou incompletos.

Entre as faltas de provas, a mais recorrente é a ausência de garantias de perdas de, pelo menos, 20% do rendimento. Os candidatos mostram também dificuldade em apresentar todos os comprovativos necessários sobre as rendas.

O Governo prometia uma resposta em oito dias a estes pedidos de ajuda, mas há 496 processos ainda por analisar.

O programa prevê um empréstimo, sem juros, para o pagamento das rendas em atraso, que começa a ser pago no próximo ano, pelo menos seis meses depois de ter sido concedido. É devolvido em 12 prestações.

Até agora, foram entregues pouco mais de 630 mil euros – menos de um terço do total dos empréstimos.

O Governo reconhece os atrasos, mas promete, em declarações ao JN, resolver os quase 500 casos pendentes até segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+