Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos pilotos denuncia "incumprimentos" no acordo de empresa da TAP

27 ago, 2020 - 23:48

De acordo com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, o Serviço de Operações e Escalas "tem feito vários convites a pilotos para efetuarem voos em dias de folga e durante esses convites afirma que os voos e horas extras não serão pagos de acordo com o acordo de empresa em vigor".

A+ / A-

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) enviou uma carta ao presidente interino da TAP, Ramiro Sequeira, na qual dá conta de "incumprimentos" no acordo de empresa (AE) da transportadora.

Na missiva, a que a Lusa teve acesso, a estrutura sindical indicou que tem "recebido dos associados inúmeras queixas de que o SOE [Serviço de Operações e Escalas] tem feito vários convites a pilotos para efetuarem voos em dias de folga e durante esses convites afirma que os voos e horas extras não serão pagos de acordo com o AE em vigor".

"À data de hoje, 25/08 [25 de agosto, quando foi enviada a carta], continua sem ser publicado o planeamento mensal que, de acordo com o AE, deverá ser publicado 15 dias antes do final do mês", disse o SPAC, que "relembra que existem dentro do AE mecanismos para diminuir e mitigar" as "imponderabilidades dos tempos que se vivem".

"Escusado será relembrar", continua o SPAC, "o impacto nas vidas de todos os pilotos e até nas consequências para a empresa do atraso na publicação dos planeamentos".

De acordo com o sindicato, "ao arrepio do que foi combinado com o SPAC, a atribuição de voos não tem sido feita com respeito pelo critério de senioridade", o que deixa os pilotos "perplexos".

"O SPAC exige que a empresa informe os pilotos que o acordo de empresa está em vigor e exige que o mesmo seja integralmente cumprido, em detrimento de informações deturpadas dadas pelos serviços relativamente a este aspeto", lê-se na missiva.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+