Tempo
|
A+ / A-

Há mais 12 mil portugueses a receber o RSI

21 ago, 2020 - 10:20 • Redação

Em cinco meses, o número de beneficiários do RSI passou de 199 mil para quase 212 mil.

A+ / A-

Veja também:


Por causa da pandemia está a aumentar o número de portugueses que recebem Rendimento Social de Inserção (RSI). Em fevereiro havia 199.160 beneficiários, mas em julho já eram 211.659.

Segundo o jornal “Público”, este apoio, que se destina a aliviar a pobreza extrema, estava em queda há dois anos consecutivos, mas agora não pára de aumentar.


O número de beneficiários registado em fevereiro era mesmo o valor mais baixo desde março de 2006, antes da crise da dívida. A pandemia e as medidas de confinamento levaram a uma inversão e em março a fasquia ultrapassou os 200 mil.

Por um lado, esta evolução está ligada ao desemprego, ao aumento da pobreza e outras formas de trabalho precário. Mas por outro, também à flexibilização no acesso a este apoio, que foi promovida pelo Executivo de Costa, no sentido de reforçar a proteção social durante a crise.

Nesse quadro, ficou garantida, por exemplo, a renovação da prestação e adiou-se a verificação oficiosa da composição do agregado familiar e dos rendimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+