Tempo
|
A+ / A-

Explicador

Está pronto. O que diz o plano de recuperação da economia portuguesa?

21 jul, 2020 - 09:51 • Fátima Casanova

“Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030”. É assim que se chama o documento elaborado pelo conselheiro independente do primeiro-ministro, António Costa Silva.

A+ / A-

Vai ser apresentado, nesta terça-feira de manhã, o já célebre plano de recuperação económica e social, preparado por António Costa Silva a pedido do Governo.

O documento – intitulado “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030” – começa por traçar um cenário negro das consequências económicas e sociais da pandemia.

Não vale a pena ter ilusões, alerta António Costa Silva logo no início: a crise sanitária causada pela Covid-19 trouxe consigo uma profunda recessão económica que tem características globais e que vai atingir profundamente a economia portuguesa.

  • A economia poderá cair 12% em 2020 – um recuo muito superior ao de 7% previsto pelo Governo
  • O consumo pode registar uma queda de 11%
  • O investimento de 26%
  • Taxa de desemprego pode chegar aos 11,5%.

São números apresentados no documento de Costa Silva, onde o consultor perspetiva que, já a partir de setembro, a situação de muitas empresas poderá deteriorar-se significativamente.

Defende, por isso, que deve existir no terreno um programa agressivo para evitar o colapso de empresas rentáveis.

O que poderá ser esse programa para apoiar as empresas?

Desde logo prevê um grande apoio a empresas exportadoras, mas também um programa de apoio à reestruturação de empresas, apoiando a recuperação de empresas mais produtivas, através de mecanismos de incentivo e créditos, dedução de prejuízos acumulados e incentivos a fusões para criar massa crítica na economia.

Essa revitalização também pode passar pelo investimento público?

Sim. Costa Silva recomenda:

  • a expansão das redes do Metro de Lisboa e do Porto, incluindo aqui a construção de uma nova travessia do Douro a montante da ponte da Arrábida, com aposta na mobilidade elétrica
  • a retoma do projeto de ligação entre o Porto e Lisboa por alta velocidade (TGV)
  • a construção do eixo ferroviário Sines-Madrid e a renovação da Linha da Beira Alta – dois eixos, que considera fundamentais para o tráfego de mercadorias para Espanha
  • a construção de um novo aeroporto de Lisboa.

E temos profissionais para isso tudo?

Costa Silva defende que Portugal deve formar mais engenheiros e começar por atrair os alunos do ensino secundário para a profissão.

Propõe inclusive a criação de 'kits' pedagógicos ilustrativos das profissões mais necessárias para atrair os estudantes.

Segundo o gestor e engenheiro de minas contratado pelo primeiro-ministro, o país precisa de engenheiros, não só de software ou eletrotecnia, mas também mecânicos, civis, químicos, mineiros, físicos tecnológicos e aeroespaciais.

Fica a dica para os estudantes que, a 7 de agosto, se vão candidatar ao ensino superior.

E o turismo, tão sacrificado pela pandemia?

Costa Silva começa por lembrar que o turismo representa 13% do PIB e, por isso, é preciso promover um grande plano para captar a atenção dos mercados mais importantes.

Deve apostar-se na qualidade e ter como indicadores, não só o número de visitantes, mas também a rentabilidade por turista.

A oferta deve passar pelo turismo da natureza, o turismo da saúde, o turismo cultural e o turismo oceânico.

Costa Silva avisa que deve evitar-se o recurso sistemático a mão-de-obra precária e desqualificada.

E no plano da Saúde e da Justiça?

No que toca à Justiça, a estratégia hoje apresentada pede mais rapidez e a simplificação das etapas dos processos judiciais.

Sugere que saiam dos tribunais os processos relacionados com as insolvências e fiscalidade, por exemplo, porque entopem o sistema.

Quanto à Saúde, defende a construção de quatro hospitais: o de Lisboa Oriental, do Seixal, de Évora e do Algarve.

Propõe também:

  • a ampliação da Rede Nacional de Cuidados Continuados e
  • que os centros de saúde sejam dotados de meios de diagnóstico em termos de radiologia e de colheita de análises para diminuir o recurso às urgências hospitalares.

A "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030” tem 120 páginas com dezenas de propostas e é apresentada nesta manhã, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Leia aqui o documento na íntegra.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Ferreia
    21 jul, 2020 12:04
    milhões para o Estado que vai direto para Bancos e TAP. As empresas que fazem andar o país, que se endividem-peçam aos bancos!

Destaques V+