Tempo
|
A+ / A-

João Leão aconselha administração do Novo Banco a dedicar-se a "gerir bem"

16 jun, 2020 - 11:56 • Redação com Lusa

"O presidente do Novo Banco deve concentrar-se em gerir bem", foi a resposta do novo ministro a declarações do presidente do Novo Banco de que será necessário injectar mais dinheiro na instituição para além do que está previsto por causa da pandemia.

A+ / A-

O ministro das Finanças, João Leão, aconselha a administração do Novo Banco a dedicar-se em gerir bem o banco até ao final do ano.

"O presidente do Novo Banco deve concentrar-se em gerir bem", foi a resposta do novo ministro a declarações do presidente do Novo Banco, António Ramalho, de que será necessário injectar mais dinheiro na instituição para além do que está previsto por causa da pandemia.
João Leão está a ser ouvido pelos deputados da comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da discussão sobre o Orçamento Suplementar e respondia a uma pergunta da deputada Mariana Mortágua, do BE, sobre se o Governo tenciona "passar um cheque em branco" ao Novo Banco.
João Leão reforçou a sua posição dizendo que as questões de mais capital são "extemporâneas". O novo ministro das Finanças salientou que no orçamento suplementar "não existe nenhuma verba prevista para reforço, este ano, do Novo Banco", e assegurou que "não está prevista nenhuma verba para além dos 3,9 mil milhões" de euros.
João Leão, admitiu que o Estado poderia intervir no Novo Banco "enquanto acionista", mas excluindo a injeção de capital ao abrigo do Mecanismo de Capital Contingente, com limite nos 3,9 mil milhões.

"Se, por acaso houvesse qualquer intervenção do Estado, seria noutro âmbito [que não o do teto do Mecanismo de Capital Contingente], seria do Estado enquanto acionista, seria diferente. Ou seja, não tem a ver com o mecanismo que estamos a falar, e que o Estado, no âmbito dos ativos problemáticos, pode ser chamado até aos 3,9 mil milhões de euros", disse.

O Fundo de Resolução, entidade associada ao Banco de Portugal que entra no perímetro das Administrações Públicas e conta para o défice, detém 25% do Novo Banco. Os restantes 75% pertencem à Lone Star, que comprou essa parte do banco em 2017.milhões" de euros.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    16 jun, 2020 13:50
    Começou bem o Ministro das Finanças. O presidente do Novo Banco dá entrevistas a mais. Que faça a restruturação do banco, como lhe compete. Todos os bancos "emagreceram". Só o NB continua na mesma, com o mesmo pessoal, com os mesmos ordenados e as mesmas regalias.

Destaques V+