Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Estrangeiros convidam portugueses a visitar o melhor destino do mundo: Portugal

15 jun, 2020 - 19:28 • Ana Carrilho

Campanha do Turismo Portugal #TuPodes, Visita Portugal foi lançada esta segunda-feira para tentar reanimar um dos setores mais importantes da economia nacional.

A+ / A-

Com menos turistas estrangeiros devido à Covid-19 e as medidas de segurança que a pandemia impõe, a aposta, este ano é nos turistas nacionais. Esta segunda-feira, o Turismo de Portugal apresentou a nova campanha, protagonizada por estrangeiros. E com a ajuda do clássico dos Platters, “Only You”, cantado em português com sotaque.

O filme da campanha #TuPodes, com dois minutos e 40 segundos, faz apelo às emoções. Londres, Paris, Madrid, Nova Iorque ou o Rio de Janeiro são os cenários por onde se movem os protagonistas, turistas estrangeiros, apaixonados por Portugal e que sonham cá voltar, assim que for possível. Pelo meio, as paisagens de um país que, por enquanto, lhes está interdito.

O clássico “Only You”, dos Platters, transforma-se num “Só tu” cantado em português, com sotaque espanhol, francês, britânico, americano ou carioca. E no convite a que os portugueses conheçam e desfrutem – como eles já fizeram – do Melhor Destino do Mundo: Portugal. Cinco estrangeiros apelam aos portugueses para que se deixem contagiar pela vontade de explorar sons, sabores, paisagens, património e as gentes de Portugal.

Esta campanha de promoção do Turismo Interno envolve um investimento de dois milhões de euros e vai estar em exibição até ao fim do ano.

Numa segunda fase, serão os profissionais do turismo a convidar os portugueses para experienciar a sua oferta: uma visita guiada a um museu, uma aula de surf, um passeio num parque natural, a descida de um rio, uma caminhada na montanha, atividades numa quinta ou enoturismo. #TuPodes visitar o teu mar, o teu património, a tua cultura, a tua gastronomia, são algumas das mensagens que os profissionais vão deixar aos portugueses.

No início de julho também estará disponível uma plataforma digital de suporte à conversão da campanha nacional e das campanhas regionais, agregando uma oferta diversificada das inúmeras experiências turísticas em todo o país.

Com muito menos estrangeiros, este ano, o setor turístico, pelo menos no arranque pós-pandemia, depende da resposta nacional. O ano passado, os portugueses representaram 40% do total de hóspedes.

O setor do turismo emprega cerca de 400 mil trabalhadores, representa 14,6% do PIB e é a principal atividade económica exportadora. É responsável por mais de 50% das exportações de serviços e quase 20% das exportações de bens e serviços.

Na apresentação da campanha #TuPodes, o primeiro-ministro, António Costa, convidou os portugueses a fazer férias “cá dentro” aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrir o país que por três anos consecutivos (2017, 208 e 2018) foi considerado o melhor destino turístico do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+