Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento Suplementar prevê mais 4.300 milhões de despesa e défice de 6,3%

09 jun, 2020 - 20:12 • Redação

Governo prevê que em 2021 "ocorra uma recuperação significativa da economia" portuguesa.

A+ / A-

A proposta de Orçamento Suplementar prevê mais 4.300 milhões de despesa e um défice de 6,3%, afirmou esta terça-feira João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento e futuro ministro das Finanças.

“Nos últimos cinco anos esta equipa preparou e executou cinco Orçamentos do Estado. Foram anos de muito trabalho que nos permitiram atingir o primeiro excedente orçamental. Construímos bases financeiras solidas para Portugal enfrentar esta crise sem precedentes”, declarou João Leão na apresentação do Orçamento Suplementar.

O futuro ministro considera que o pacote de medidas de estabilização económica e social é fundamental para que, numa segunda fase, "voltemos a recuperar a economia e de novo a conseguir o equilíbrio virtuoso entre crescimento da economia e do emprego, ao mesmo tempo que temos contas certas”.

O Governo prevê que em 2021 "ocorra uma recuperação significativa da economia", com um crescimento do PIB de 4,3%, e uma "redução significativa" do défice orçamental, que deverá ficar abaixo dos 3%, afirma João Leão.

"Este programa de estabilização que apresentamos, e a fase seguinte de recuperação económica, é o caminho que nos permite assegurar a confiança e a estabilidade económica e social a todos os portugueses", afirmou o secretário de Estado do Orçamento.

Na sua última apresentação de um Orçamento, o ministro cessante das Finanças, Mário Centeno, adiantou que a dívida pública vai aumentar de 117,3 para de 134,4 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) até ao final do ano.

Por seu lado, o limite do endividamento do Estado passa de 10 mil milhões de euros para 20 mil milhões.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+