Tempo
|
A+ / A-

É oficial: Mário Centeno deixa o Governo

09 jun, 2020 - 12:17 • Redação

António Costa disse “compreender e respeitar” a decisão de Centeno, aproveitando para destacar a “extraordinária capacidade de trabalho e excelente espírito de equipa”.

A+ / A-

João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento, vai substituir Mário Centeno na pasta das Finanças. De saída estão também o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Mourinho Félix, e o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

O novo ministro toma posse a 15 de junho, às 10h00, no mesmo dia em que é aprovado o Orçamento Suplementar na Assembleia da República.

O site da Presidência da República confirma que Marcelo Rebelo de Sousa "recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão."

Costa oficializa saída de Mário Centeno


Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro disse compreender e respeitar que o “Mário Centeno queira um novo ciclo para a sua vida.”

“Este foi um longo ciclo. Pela segunda vez em 46 anos da nossa democracia, um ministro das Finanças cumpriu integralmente uma legislatura de quatro anos”, afirmou.

Em relação aos mandatos no executivo por Mário Centeno, o primeiro-ministro apontou também que, “pela primeira vez na democracia portuguesa, para além de ter cumprido integralmente o mandato de quatro anos, ainda preparou o início da atual legislatura e assegurou a aprovação do primeiro orçamento dessa legislatura, tendo ainda estado na preparação do primeiro e único Orçamento Suplementar do conjunto destes anos”.

António Costa aproveitou ainda para deixar elogios. “Quero testemunhar a extraordinária capacidade de trabalho, excelente espírito de equipa, e a constante preocupação de assegurar qualidade nas decisões e o sentido profundamente humanista que sempre inspirou a sua ação.”

Para a tarde, no Ministério das Finanças, está marcado uma conferência de imprensa para apresentação dos detalhes técnicos da proposta.

A UGT já reagiu à saída de Centeno e considera que é “o pior momento que podia ter sido escolhido para esta substituição”, pois o país vive tempos difíceis. Carlos Silva sublinha ainda que “é uma perda muito importante para o Governo, até em termos de reputação e credibilidade internacionais”.

O novo ministro das Finanças de Portugal é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e licenciado em Economia e Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

Antes de ser secretário de Estado e agora ministro, foi diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, entre 2010 e 2014, e assessor do secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, entre 2009 e 2010.

João Leão é professor de Economia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, desde 2008. També no ISTE, foi presidente da Comissão Científica do Departamento de Economia, entre 2009 e 2010, e de diretor do Doutoramento em Economia (2011-2012). É investigador da Business Research Unit do mesmo instituto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Acabou-se o dinheiro
    09 jun, 2020 Triste país 15:01
    Bom ministro das finanças com os cofre cheios que o PSD/CDS lhe deixou. Agora acabou-se o dinheiro, Adeus ó vai-te embora!

Destaques V+