Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desemprego nos 9,6% e PIB a cair 6,9%. A maior contração das últimas décadas

07 jun, 2020 - 07:19 • Redação com Lusa

São as previsões do Governo para este ano e constam da resolução do Conselho de Ministros que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social, publicada na última noite em Diário da República.

A+ / A-

O Governo prevê uma taxa de desemprego de 9,6% e um recuo no Produto Interno Bruto (PIB) 6,9% neste ano. Em 2012, a economia deverá crescer 4,3%.

As previsões constam do cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). A resolução do Conselho de Ministros que aprova este programa foi publicada no sábado à noite no suplemento do Diário da República e inclui as previsões do Governo para 2020 e 2021 que não tinham sido apresentadas na quinta-feira, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo.

Em termos de desemprego, o Governo prevê uma taxa de 8,7% no próximo ano.

"Em virtude do efeito das medidas de apoio ao emprego adotadas [no âmbito da pandemia da Covid-19], estima-se que a redução no emprego seja significativamente inferior à redução do PIB", lê-se nas explicações que acompanham o quadro macroeconómico.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados no documento, em 2019, a taxa de desemprego foi de 6,5%.

A maior contração das últimas décadas

“Para 2020, perspetiva-se uma forte contração da economia portuguesa, em resultado do choque económico provocado pela pandemia da doença Covid-19 e das medidas de contenção implementadas. Neste contexto, prevê-se uma queda abrupta na taxa de variação real do PIB [Produto Interno Bruto] para 6,9%, a maior contração de que há registo nas últimas décadas”, lê-se no documento do Governo.

O executivo estima que o impacto ocorra principalmente no segundo trimestre do ano, “após a quebra de 2,3 % registada no primeiro trimestre de 2020”.

Em 2019, o crescimento do PIB foi de 2,2%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados no documento.

Também por causa da pandemia e do confinamento a que grande parte do mundo esteve sujeito, as exportações portuguesas devem cair 15,4% este ano.

Para 2021, a previsão é de um crescimento de 8,4%.

Na terça-feira, o Governo apresenta a proposta de Orçamento Suplementar deste ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+