Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EasyJet vai cortar 30% dos funcionários por causa da pandemia

28 mai, 2020 - 09:00

O setor da aviação está a ser fortemente afetado pela pandemia provocada pela Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


A easyJet vai reduzir a sua força de trabalho em 30%, o que significa que vai cortar até 4.500 postos de trabalho, para lidar com os constrangimentos provocados pelo novo coronavírus. A companhia emprega cerca de 15 mil pessoas.

Em comunicado enviado à Bolsa de Londres, a companhia aérea com sede no aeroporto de Luton, em Londres, indicou que terá uma frota menor e que o processo de consulta com os funcionários começará nos próximos dias.

O CEO da empresa lembrou que são tempos complicados e, por isso, vão ter de tomar “decisões muito difíceis, que terão impacto nos funcionários, mas querem “proteger o maior número possível de empregos a longo prazo”, garantiu Johan Lundgren. Nesta situação, “estamos a planear reduzir o tamanho da nossa frota e otimizar a rede e as nossas bases”, acrescentou.

Para cortar custos, a easyJet suspendeu a compra de 24 aviões, o que deve gerar uma poupança de mil milhões de euros. Para fazer face à escassez de liquidez, assegurou empréstimos de 1,1 mil milhões de euros.

A companhia britânica estima que no final do próximo ano esteja a operar uma frota com menos 51 aviões do que atualmente e vai também racionalizar as bases que tem na Europa.

Johan Lundgren reiterou que a easyjet voltará a voar a 15 de junho, com um número reduzido de rotas, e que espera que a procura aumente pouco a pouco, mas estima que os níveis que a companhia aérea atingiu em 2019 só serão vistos novamente dentro de três anos.

A easyjet parou a sua frota de aeronaves em março passado, quando as fronteiras internacionais começaram a fechar para conter a pandemia de Covid-19.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+