Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Há 20 anos que não se levantava tão pouco dinheiro no multibanco

25 mai, 2020 - 13:57 • Sandra Afonso

Banco de Portugal fala "numa redução sem precedentes nos pagamentos" em abril. Já os pagamentos através da opção “contactless” aumentaram.

A+ / A-

A pandemia de Covid-19 reduziu os levantamentos no multibanco para valores registados há 20 anos. Com as pessoas confinadas em casa e com receio em mexerem em dinheiro, caíram a pique os levantamentos e pagamentos físicos.

O Banco de Portugal fala "numa redução sem precedentes nos pagamentos" em abril, através de cheques e cartões.

Segundo o supervisor, a utilização de cartões bancários diminuiu 42,9% em número e 28,8% em valor, face ao mesmo período do ano anterior. Foram realizadas 114,7 milhões de operações, no valor de 7,3 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal explica esta queda com a forte redução observada nos levantamentos e nas compras e operações de baixo valor (como portagens e parques de estacionamento).

“Para encontrar um número mais baixo de operações com cartão, é preciso recuar 11 anos, até fevereiro de 2009, e, em termos de valor, até fevereiro de 2015”, diz o relatório.

Quanto aos levantamentos, em termos homólogos, a quebra foi de 51,9% em número e de 40,3% em valor nas operações. Nesse mês, foram efetuados apenas 17,2 milhões de levantamentos no valor de 1,5 mil milhões de euros. “Ao longo dos últimos 20 anos, não existe registo de um número tão reduzido de levantamentos de numerário”, segundo o Banco de Portugal.

Também as compras com cartão decresceram “de forma igualmente significativa” relativamente ao período homólogo: 42,5% em número e 39,7% em valor, para 60,9 milhões de operações (número mais baixo desde fevereiro de 2014), no valor de 2,4 mil milhões de euros (valor mais baixo desde fevereiro de 2015).

O Banco de Portugal fala ainda numa “redução sem precedentes na utilização dos cheques“, uma quebra homóloga na ordem dos 50% em abril, tanto em quantidade como em valor. Já a percentagem de cheques devolvidos por insuficiência de provisão aumentou, uma subida de 0,48% em número e de 0,41% em valor, o que compara com 0,27% em número e 0,23% em valor, em fevereiro).

Contactless em forte crescimento

Os consumidores evitam pagar com cartão, mas muitos estarão a passar para a tecnologia contactless, que continua a crescer. O Banco de Portugal aponta para aumentos de 44% em número e 123% em valor, em abril.

O peso desta tecnologia no total de compras com cartão subiu também de forma expressiva. Enquanto em fevereiro, 11,6% das compras com cartão foram efetuadas com recurso a contactless, em abril o respetivo peso já foi de 17,4%.

Estas compras foram realizadas sobretudo no setor do comércio a retalho (81,2% em número e 85,5% em valor).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+