Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Desemprego na pandemia. Número de inscritos dispara 22% em abril

20 mai, 2020 - 11:57 • Sandra Afonso

São mais 71 mil pessoas à procura de trabalho, comparando com igual período do ano passado. Algarve é a região com mais desemprego; Açores estão no outro extremo.

A+ / A-

Veja também:


Em abril, o chamado emprego registado ultrapassou as 392 mil inscrições, segundo dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (mais 71.083; mais 22,1%) e também face ao mês anterior (mais 48.562; mais 14,1%)”, revela a nota do IEFP divulgada nesta quarta-feira.

Por regiões, o Algarve destaca-se com uma subida homóloga de quase 124%. A justificar este salto está o setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia.

No outro extremo surgem os Açores, onde há menos desempregados inscritos, um recuo de 6,2%. Esta é a única região do país onde há menos inscritos.

Por áreas, os operadores de instalações e máquinas e trabalhos de montagem registam a maior subida de novas entradas, um aumento de mais de 43%.

Seguem-se os trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices (34%) e os trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e vendedores (32,9%).

O setor do alojamento, restauração e similares continua a ser o mais atingido, com o número de desempregados a ultrapassar os 60%.

Nas atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio os novos desempregados ultrapassam os 41%; nos transportes e armazenagem o aumento ultrapassa os 37%; na indústria do couro e dos produtos do couro, a subida ronda os 43%; na indústria metalúrgica de base e fabricação de produtos metálicos o crescimento foi de 39% e na indústria do vestuário a subida supera os 33%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+