Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de calamidade

Covid-19. Restaurantes "não são economicamente viáveis" face às novas regras

09 mai, 2020 - 16:22 • Cristina Nascimento

Associação do setor pede redução da taxa do IVA para os 6% apenas para as comidas.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Nacional de Restaurantes, a PRO.VAR, garante que a maioria dos restaurantes não tem capacidade económica para fazer face às novas regras que terão de ser cumpridas em estado de calamidade para conter a epidemia de Covid-19.

Em comunicado, a associação diz que fez as contas e garante que, "com as atuais regras, que restringem a limitação, o funcionamento dos espaços e aumentam substancialmente os custos", os restaurantes não são "economicamente viáveis".

Assim, na mesma nota, a associação insiste na descida da taxa do IVA para 6%, aplicável apenas às comidas, uma medida que, diz a PRO.VAR, é essencial "para a viabilização e recuperação económica deste setor".

"No atual contexto de forte quebra económica, com impacto muito relevante nos setores primário e terciário, pedimos que a redução seja de 13% para os 6%, deve ser apenas nas comidas, de modo a tornar-se uma medida perene", pede a associação, dizendo que a medida permitiria valorizar "a atividade transformadora na restauração".

A associação refere ainda que o setor é "altamente empregadora e fonte de procura dos recursos nacionais" e que a redução da taxa do IVA das comidas, já proposta anteriormente pela PRO.VAR, terá "implicações positivas imediatas" quer no "emprego e na precariedade", assim como "na sustentabilidade das empresas do setor".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+