Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Remuneração média dos trabalhadores portugueses aumentou 3,2%

07 mai, 2020 - 14:49 • Sandra Afonso

Trabalhadores em Portugal receberam, em média, 1.069 euros brutos mensais, entre janeiro e março, indica o INE. Agricultura, produção animal, caça e floresta registam as remunerações médias mais baixas.

A+ / A-

A remuneração média dos portugueses, antes de impostos, aumentou 3,2% no primeiro trimestre do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indica que os trabalhadores receberam em média 1.069 euros brutos, entre janeiro e março.

São números que comparam com o ano passado e ainda não incluem o impacto da Covid-19 na economia. Também não têm em conta os subsídios de férias e de Natal.

Em comparação com o trimestre anterior, a remuneração bruta base registou a maior subida (0,7 pontos percentuais).

Por atividade económica, o setor administrativo e dos serviços de apoio registou o maior aumento em comparação com o primeiro trimestre de 2019 (5%), seguido das indústrias extrativas (4,6%).

No extremo oposto surgem as atividades em organismos internacionais, onde as remunerações apresentam subidas residuais (0,6%).

Em valor, a agricultura, produção animal, caça e floresta registam as remunerações médias mais baixas, rondam os 680 euros brutos, enquanto no setor da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio ultrapassam os 2.500 euros brutos.

Por dimensão das empresas, nas micro, até quatro trabalhadores, o ordenado médio bruto está nos 733 euros, enquanto nas empresas, até 499 trabalhadores, a remuneração média chega aos 1.309 euros mensais.

No privado os ordenados registaram um aumento ligeiramente superior ao do setor público, 3,3% contra 3%. Mesmo assim, no Estado as remunerações médias continuam mais elevadas: a regular, por exemplo, está nos 1.559 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+