Tempo
|
A+ / A-

Governo aprova 61% dos pedidos de lay-off simplificado

28 abr, 2020 - 14:41 • Redação

Dados foram avançados pela ministra do Trabalho. Muitas empresas já estão a corrigir erros e, em maio, "podem ser objeto de processamento do pagamento”, afirma Ana Mendes Godinho.

A+ / A-

Veja também:


O Governo aprovou 61% dos primeiros pedidos de “lay-off” simplificado. Este apoio, que começa a ser processado a 30 de abril, chega a mais de 38 mil empresas e 358 mil trabalhadores, anunciou esta terça-feira a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Até a primeira semana de abril, os serviços receberam um total de 62.341 pedidos de “lay-off” simplificado e cerca de 24 mil foram rejeitados ou indeferidos.

A ministra do Trabalho detalhou, em conferência de imprensa, que, "em termos globais, temos 4,1% de rejeitados. Significa que os campos estão incorretamente preenchidos ou, por exemplo, não têm IBAN. Muitas empresas já estão a corrigir a situação do IBAN e em maio podem ser objeto de processamento do pagamento”, sublinhou.

A taxa de indeferimento é de 19,8% e a razão principal foi o "engano no recurso à medida", nomeadamente, empresas que preencheram o formular de "lay-off" simplificado em vez do isolamento profilático dos trabalhadores; ou por dividas ao fisco e à Segurança Social, explicou Ana Mendes Godinho.

Até 30 de abril, o estado vai processar apoios a 109 mil trabalhadores independentes e, no âmbito das medidas para a família, vão ser dirigidos apoios a 88 mil trabalhadores.

Em relação ao "lay-off" simplificado, 88% dos trabalhadores abrangidos pela medida estão ao abrigo da medida de suspensão do trabalho e 12% ao abrigo de redução.

Em termos de atividade económica, 26% de empresas são do setor de alojamento e restauração, 22% do setor do comércio e 11% da indústria.

Em relação à dimensão das empresas nos processos diferidos, 76% são micro empresas, 19% pequenas, 4% médias empresas e 0,6% grandes empresas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+