Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP pede ajuda ao Estado no "momento mais complicado da sua história"

16 abr, 2020 - 14:36 • Ana Carrilho

"Momentos excecionais exigem medidas excecionais e é evidente que o auxílio do Estado será para salvar a empresa, não se trata de salvar acionistas”, afirma o gestor Miguel Frasquilho.

A+ / A-

Veja também:


Em 75 anos de vida, é o momento mais complicado da TAP, assumiu esta quinta-feira o presidente do Conselho e Administração da transportadora aérea. Ouvido no Parlamento, a pedido do Bloco de Esquerda, Miguel Frasquilho disse que o Governo já recebeu um pedido de ajuda para salvar a empresa.

Os resultados financeiros de 2018 e 2019 ficaram abaixo dos esperado pelos acionistas – Estado e privados – mas os dois primeiros meses deste ano tinham sido muito bons e a companhia até tinha feito contratações para responder ao aumento de atividade. Com a Covid-19, os contratos não foram renovados, 90% dos trabalhadores efetivos estão em lay-off e a TAP precisa de ajuda do Estado. Que chegará, necessariamente, com condições. Muito provavelmente com o reforço da posição pública.

A TAP está à espera de auxílio do Estado e o presidente do Conselho de Administração da companhia aérea deixou claro, por várias vezes, que espera que a resposta do Governo chegue em breve. “Este é o momento mais delicado da sua história de 75 anos”, frisou Miguel Frasquilho.

O gestor diz-se consciente que a ajuda terá contrapartidas, mas é essencial para salvar a companhia aérea nacional.

“Teremos que nos sentar com o acionista Estado, mas também com o acionista privado Atlantic Gateway e verificar quais são os condicionalismos que serão associados ao conjunto de medidas de ajuda que a TAP pediu. Momentos excecionais exigem medidas excecionais e é evidente que o auxílio do Estado será para salvar a empresa, não se trata de salvar acionistas.”

O que poderá envolver um reforço da posição do acionista Estado na TAP, à semelhança do que já está a acontecer com muitas outras companhias aéreas, bem maiores do que a portuguesa.

“É algo que não pode, evidentemente, ser descartado. Aliás, nenhum cenário pode ser descartado”, considera Miguel Frasquilho, embora refira que há outras alternativas. Mas mostra-se convicto que será encontrada a melhor solução para garantir o futuro da TAP, que é muito importante e estratégica para o país.

Um dos acionistas privados da TAP, Humberto Pedrosa, disse na quarta-feira que a empresa precisa de 350 a 400 milhões de euros no curto prazo.


Aeroporto fantasma. Estado de emergência deixa "mar" de aviões estacionados na Portela
Aeroporto fantasma. Estado de emergência deixa "mar" de aviões estacionados na Portela

Depois da Covid-19 reina a incerteza

Os resultados de 2018 e 2019 ficaram aquém do esperado pelos acionistas Estado e privados, mas 2020 começou bem: “os dois primeiros meses tinham corrido bastante bem. Em termos de receita estávamos em linha ou até acima do previsto no orçamento”, revelou o administrador da TAP aos deputados.

A pandemia alterou tudo e agora prevê-se “uma forte queda nas receitas, tanto menor quanto mais cedo seja possível começar a operar, mesmo que lentamente”, admitiu Miguel Frasquilho.

Quando é que isso poderá acontecer, não se sabe. Com tanta incerteza que exige “gestão dia a dia e às vezes, da manhã para a tarde”.

Miguel Frasquilho revelou que a companhia está a trabalhar para que, em maio, já se possam operar mais algumas rotas e fazer mais alguns voos.

Neste momento a TAP está a fazer sete voos por semana (para o Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo) quando, “em março se planeavam 400/dia”.

Frasquilho admite que tudo depende dos condicionalismos que existirem de diversos países. A ideia era retomar a atividade lentamente, com voos para Paris, Londres e Porto, “mas, entretanto, o presidente Macron decidiu prolongar o estado de emergência. Temos que esperar para saber se vai ser como estamos a pensar”.

Lay-off era inevitável

A TAP aderiu ao lay-off simplificado para 90% dos seus trabalhadores e Miguel Frasquilho diz que não havia outra solução quando 95% da frota já estava em terra e toda a atividade da empresa estava praticamente paralisada.

“Foi a solução para defender o futuro da companhia, manter os postos de trabalho e tentar minimizar o impacto na vida dos trabalhadores.”

Entretanto, os contratos a termo não foram renovados porque não se verificava o acréscimo de atividade que tinha levado a essas contratações.

No entanto, Miguel Frasquiho garante que, assim que houver condições, esses serão os primeiros trabalhadores a ser chamados, até porque a empresa já investiu na sua formação.

Vouchers com bonificação para tentar manter os clientes

Muitos milhares de passageiros que não puderam voar, estão a pedir o reembolso às companhias. No caso da TAP – como noutras – esse reembolso está a ser feito, preferencialmente, através de vouchers. E como o objetivo e fidelizar os clientes, Miguel Frasquilho disse que os vouchers serão válidos não apenas por um, mas dois anos e com uma majoração do valor do bilhete em 20%.

Na audição parlamentar o administrador da TAP pediu desculpa aos muitos milhares de clientes que “podem ter sido menos bem tratados” e garantiu que há dois que já foi retomado o atendimento praticamente normal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+