Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Martins da Cruz

Máscaras para todos é "mais um esforço económico que é preciso fazer"​

13 abr, 2020 - 11:45 • Redação

Martins da Cruz é um dos signatários de uma carta enviada ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro em que é sugerido o uso obrigatório de máscaras por parte de toda a população.

A+ / A-
Veja também:

António Martins da Cruz considera que é necessário que o Governo faça um esforço económico para adquirir máscaras suficientes para permitir a sua utilização generalizada.

O embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros é um dos signatários de uma carta enviada ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro, em que é sugerido o uso obrigatório de máscaras por parte de toda a população, para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Em declarações à Renascença, Martins da Cruz assinala que, nos países que melhor têm combatido a Covid-19, como China ou Japão, "toda a gente usa máscara".

"A Organização Mundial da Saúde [OMS] está a dar sinais de que o uso da máscara seria aconselhável a toda a população. As nossas autoridades sanitárias ainda não deram esse passo porque não há máscaras, mas isso é uma questão de as importar. Ainda ontem [domingo], chegou um avião a Espanha com 20 milhões de máscaras vindas da China. Há países que estão a fabricar máscaras e a pô-las no mercado. É uma questão de fazer um esforço, mais um esforço económico que vai ser preciso", salienta o embaixador e antigo ministro.

Na referida carta, é dada uma alternativa à aquisição de máscaras: que estas sejam confecionadas em casa seguindo as instruções do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas e de entidades internacionais como o Centro de Controlo de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

De resto, aquele grupo de personalidades defende o uso de equipamento de proteção individual em todos os profissionais de saúde, tanto em áreas Covid-19 como não Covid-19, para evitar contágio por doentes que não se enquadrem inicialmente na definição de caso suspeito.

"Desconfinamento" será jogo de equilíbrios


Martins da Cruz já olha para o futuro, para quando o estado de emergência terminar e as pessoas puderem voltar à sua vida normal.

Nestas declarações à Renascença, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros salienta que é necessário "encontrar um equilíbrio entre as preocupações relativas à saúde e as questões económicas".

"A prioridade é a saúde, mas não podemos deixar de ter em consideração que o confinamento e o encerramento da larga maioria das actividades económicas irá conduzir a graves problemas.. Temos de encontrar um ponto de equilíbrio para o chamado 'desconfinamento', que tem de ser gradual e passo a passo e prudente", avisa.

Martins da Cruz dá o exemplo de Espanha, que decidiu abrir, progressivamente, "a indústria e a construção":

"O governo espanhol entendeu que essa era uma maneira gradual de começar o 'desconfinamento' das pessoas e o recomeço da actividade económica. É isso que pode ser feito em Portugal, seguindo as recomendações da OMS e de comités científicos em relação a preservação da saúde pública, que é o mais importante."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+