Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Desemprego bate recordes em Espanha e nos EUA

02 abr, 2020 - 16:39 • Marta Grosso com Lusa

A culpa é da pandemia do novo coronavírus, de que agora os Estados Unidos são epicentro e Espanha o segundo país europeu mais afetado. Várias atividades estão suspensas e milhares de pessoas deixaram de descontar para a Segurança Social.

A+ / A-
Veja também:

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego espanhóis subiu para 302.265 pessoas em março, alcançando um total de 3,54 milhões – o maior aumento da história de Espanha.

Segundo o Ministério espanhol do Trabalho, Migrações e Segurança Social, 833.979 pessoas deixaram de descontar para a Segurança Social – a maior descida mensal do número de inscritos, que no final de março eram 18,4 milhões de pessoas.

Nos Estados Unidos, o número de pedidos de subsídio de desemprego já bateu recordes: 3,28 milhões há duas semanas (depois corrigido em alta para 3,31 milhões e 6,65 milhões na semana passada.

São máximos históricos, segundo o Departamento norte-americano do Trabalho.

Na origem destes aumentos está a pandemia de Covid-19 e o impacto que está a ter na economia, com o encerramento de várias atividades.

Os Estados Unidos são agora o epicentro da pandemia do novo coronavírus, com um total de 217.594 infetados e 5.152 mortos. Só nesta quinta-feira, foi batido mais um recorde: 884 mortos e 25.200 novos casos em 24 horas.

Francisco de "coração partido" com imagem de sem-abrigo nos EUA
Francisco de "coração partido" com imagem de sem-abrigo nos EUA

Do total de infetados, 8.942 já conseguiram recuperar.

Na terça-feira, depois de semanas a desvalorizar a pandemia, o Presidente norte-americano desdisse tudo aquilo que tinha andado a dizer desde janeiro e assumiu publicamente que o coronavírus era “uma questão de vida ou de morte”.

“As próximas semanas serão um inferno como nunca vimos; muito, muito dolorosas”, afirmou Donald Trump.

Em Espanha, os líderes políticos não foram tão negligentes, mas tarde declararam o estado de emergência (no dia anterior a Portugal, onde a Covid-19 ainda estava em fase de contenção).

Hoje, Espanha é o terceiro país, em termos mundiais, com maior número de pessoas infetadas e o segundo em termos europeus. Só nesta quinta-feira, o país registou novo máximo de mortes num dia: 950. Em 24 horas, houve mais de 8.000 novos casos confirmados.

Até agora, Espanha conta com um total de 110.238 pessoas infetadas, das quais 10.003 não resistiram à doença e 26.743 conseguiram recuperar.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+