Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Empresa têxtil de Barcelos altera produção e passa a produzir máscaras e batas

20 mar, 2020 - 08:40 • Olímpia Mairos

A presidente do grupo Sonix tem relatos de profissionais de saúde "a trabalhar com a mesma bata há três dias". Outra empresa do grupo está dedicada a fabricar gel desinfetante.

A+ / A-

O grupo têxtil Sonix, com sede em Barcelos, suspendeu parcialmente a produção habitual e começou a produzir máscaras e fardamento para entregar nos principais hospitais do Norte do país. A presidente do grupo conta à Renascença que os relatos que lhe têm chegado de vários médicos são “arrepiantes e angustiantes”.

“Os médicos que me têm ligado, até de madrugada, dão conta de que há profissionais de saúde - médicos e enfermeiros - a trabalhar com a mesma bata há três dias, porque não têm com que mudar”, relata Conceição Dias.

Perante este cenário, a empresária decidiu começar a produzir máscaras para os hospitais, algo que, até então, só era produzido para uso interno.

“Nas máscaras estamos a introduzir um antimicrobiano produzido numa empresa do grupo, já certificado há muito tempo, e a agilizar em conjunto com algumas autoridades de saúde a verificação do seu comportamento perante a Covid-19, através de um laboratório na Suíça”, explica Conceição Dias. A empresa ressalva que “as máscaras são para unidades hospitalares e não para venda ao público”.

Sonix também produz gel desinfetante

Além das máscaras, vai ser produzido fardamento para os profissionais de saúde. Uma das empresas do grupo, dedicada à nanotecnologia, também suspendeu as outras investigações e está dedicada a fabricar gel desinfetante.

Segundo a empresária, “ainda não é possível quantificar a produção média diária da Sonix”, que conta agora com a colaboração de outras empresas do setor, mas o objetivo “é conseguir o máximo possível”. E nesse sentido, o grupo “reforçou as máquinas e a matéria prima”.

“Felizmente tenho várias empresas do ramo, do nosso setor a ligarem-me, a oferecer os serviços. E a partir de segunda-feira já vamos ter mais artigo para confecionarem fora, porque temos que nos unir e minimizar o problema junto dos hospitais, principalmente dos centrais, o S. João, o Santo António e aqui o de Braga”, conta a presidente da Sonix.

Empresa cuida dos outros e dos seus

Conceição Dias entende que “cuidar dos outros é uma obrigação que constantemente temos que ter, mas agora mais do que nunca, porque estamos perante uma calamidade”.

A presidente da Sonix diz que as empresas do grupo estão a trabalhar por turnos, como medida de prevenção, e assegura que “todos os funcionários trabalham de máscara, para prevenir isto tudo que está a acontecer”.

O grupo emprega mais de 600 trabalhadores em todo o país e a sua presidente indica que “todos estão empenhados e a lutar em todas as frentes para servir o país o mais rápido possível”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+