Tempo
|
A+ / A-

Petróleo na casa dos 30 dólares. Bolsa de Lisboa com maior queda desde 2008

10 mar, 2020 - 00:23 • Redação com Lusa

O surto de coronavírus e uma guerra de preços do petróleo entre a sauditas e russos estão a agitar os mercados mundiais.

A+ / A-

O preço do barril de petróleo Brent - que serve de referência para Portugal - no mercado de futuros de Londres para entrega em maio desceu esta segunda-feira 24,13%, para os 34,36 dólares.

A fortíssima quebra na cotação é atribuída à guerra de preços desencadeada pela Arábia Saudita, que agravou o receio dos efeitos da epidemia do novo coronavírus sobre a procura do produto.

O crude do mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 10,93 dólares abaixo dos 45,29 com que fechou as transações na sexta-feira.

O preço do petróleo cotado em Nova Iorque também fechou esta segunda-feira a cair 25% após o fracasso das discussões entre a Rússia e a Arábia Saudita, o que levou Riade a iniciar uma guerra de preços.

O setor do petróleo não caia tanto desde a Guerra do Golfo, em 1991.

O barril do WTI (de referência nos Estados Unidos) para entrega em abril fechou nos 31,13 dólares, caindo 10,15 dólares no total, enquanto o petróleo Brent (de referência na Europa) caiu em 24% para 34,40 dólares.

Esta foi uma segunda-feira negra nas bolsas mundiais. A Bolsa de Nova Iorque chegou a estar suspensa, durante alguns minutos, devido às fortes quebras.

A Bolsa de Lisboa foi fortemente penalizada e caiu quase 9%, sofrendo a maior queda diária desde 2008.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+