Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas dá 80 milhões a Portugal para fechar centrais de energia poluentes

04 mar, 2020 - 15:39 • Com Lusa

Na lista das centrais mais poluentes, incluem-se as termoelétricas do Pego e de Sines e as petroquímicas de Matosinhos e Sines.

A+ / A-

Portugal pode vir a receber 80 milhões de euros para ajudar a colmatar os efeitos sociais do encerramento de centrais de energia altamente poluentes.

A Comissão Europeia recomenda que Portugal feche as centrais termoelétricas do Pego e de Sines, bem como as petroquímicas de Matosinhos e também de Sines, apontando o facto de serem os maiores emissores de gases com efeito estufa em Portugal.

O valor exato que a Comissão recomenda para Portugal é de 79,2 milhões de euros, o que corresponde a 1,1% do pacote de 7,5 mil milhões disponibilizados para o Fundo de Transição Justa.

O dinheiro deve servir para colmatar o custo social em termos de empregos, que no caso das quatro centrais de energia pode chegar aos 650 postos de trabalho, 350 dos quais em Sines.

O Governo já tinha manifestado a intenção de fechar as termoelétricas do Pego e de Sines até ao final de 2021 e de 2023, respetivamente.

Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, já afirmou que o objetivo dos fundos é financiar apoios técnicos e financeiros para a criação de pequenas e médias empresas, formação profissional, transferência de trabalhadores e a introdução de tecnologia para fontes de energia limpas.

O valor em causa, explica Elisa Ferreira, está sujeito a negociações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+