Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fora da caixa

Coronavírus. Empresa de Leiria desenvolve aplicação para rastrear sintomas

24 fev, 2020 - 15:45 • Sandra Afonso

O desafio foi lançado à "Do iT Lean" por uma das maiores empresas de serviços de segurança do mundo. Para já, tecnologia é utilizada apenas pelo cliente original, mas a "Do iT Lean" não exclui permitir o acesso a outras empresas e organizações caso haja interesse nesse sentido.

A+ / A-

A startup portuguesa "Do iT Lean" foi contratada por um cliente em Singapura - uma das maiores empresas de serviços de segurança do mundo, com 15 mil funcionários - para desenvolver uma aplicação que ajude a rastrear eventuais sintomas de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19).

O pedido inicialmente feito pela empresa de Singapura limitava-se ao controlo de sintomas como febre em trabalhadores que estão sobretudo em espaços públicos ou com muito movimento, desde hospitais a estações de comboio. Contudo, a tecnológica de Leiria foi mais longe.

Com a app Health Status Reporting, é possível "registar se os funcionários estão com tosse, com dificuldade em respirar ou com dor de garganta e, para além destes três tipos de sintomas mais comuns, adicionar outros", explica à Renascença Vítor Gibão, responsável pela entrega do projeto. Com a aplicação, os utilizadores são ainda convidados a "informarem se estiveram no território chinês nos últimos 14 dias".

No desenvolvimento desta aplicação, o tempo foi um fator crítico "devido à urgência do problema", adianta Gibão. Concluída em apenas cinco dias por um único programador, a Health Status Reporting foi desenvolvida em parceria com o cliente e com o apoio de tecnologia low-code da OutSystems.

Para já, esta tecnologia é utilizada apenas pelo cliente original, mas a tecnológica de Leiria admite permitir o acesso a outras empresas e organizações caso haja interesse nesse sentido, até porque tudo foi feito em regime pro bono. "Não foi uma aplicação orientada para o negócio, o próprio cliente não pagou, e portanto acaba por ter uma vertente mais social."

Ainda de acordo com Vítor Gibão, "toda a informação recolhida [pela app] é privada e monitorizada apenas para deteção de potenciais casos [de coronavírus], para atuar em conformidade e com o apoio das entidades de saúde".

Formada em novembro de 2009 por Frederico Ferreira e Pedro Delgado, a "Do iT Lean" é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software com mais de metade das receitas com origem em parcerias com clientes internacionais, sobretudo no Reino Unido, Holanda, Espanha, Hong Kong, Estados Unidos da América, Austrália e SIngapura.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 fev, 2020 18:54
    Lindo!
  • 24 fev, 2020 18:45
    Amem!

Destaques V+