Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo faz proposta para acabar com greve dos motoristas

05 ago, 2019 - 22:13 • Redação

Proposta passa por negociações e, se não houver acordo, o próprio Governo "apresentará uma proposta de convenção coletiva de trabalho, nos termos da lei”.

A+ / A-

Veja também:


O Governo apresentou esta segunda-feira uma proposta para acabar com a greve dos motoristas, que começa a 12 de agosto.

O anúncio foi feito em comunicado pelo Ministério das Infraestruturas, após um dia de reuniões com os sindicatos dos motoristas.

“O Governo propôs hoje aos sindicatos o desencadear de um mecanismo legal de mediação previsto no Código do Trabalho, no âmbito do qual as partes são chamadas a negociar e, caso não haja acordo, o próprio Governo, através da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, apresentará uma proposta de convenção coletiva de trabalho, nos termos da lei”, refere o gabinete do ministro Pedro Nuno Santos.

O ministério considera que a greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias “é gravemente prejudicial para a população e para economia nacional”.

Os sindicatos sempre disseram que não queriam a greve, e a ANTRAM sempre afirmou que estava disposta a negociar sem pré-aviso de greve, sublinha a tutela.

“A proposta que foi apresentada pelo Governo, caso os sindicatos a aceitem, permite que a greve seja desconvocada e que as partes retomem o dialogo e a negociação num novo enquadramento legal”, refere o Ministério das Infraestruturas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+