Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ANA garante que obras no aeroporto Sá Carneiro estão dimensionadas "para fazer face à procura"

02 jul, 2019 - 17:30 • Sérgio Costa

Pilotos e Associação Comercial do Porto desiludidas com "remendo de 15 milhões de euros" no aeroporto do Porto.

A+ / A-

Veja também:


As obras de ampliação do taxiway do aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, criticadas pelos pilotos, vão contribuir para a competitividade daquela estrutura vital para o país e para a região Norte, defende a ANA – Aeroportos de Portugal.

Em comunicado, a ANA - Aeroportos de Portugal sustenta que o taxiway foi projetado “tendo em conta um estudo técnico e operacional dimensionado para fazer face à procura, preparando, inclusive, a infraestrutura para um aumento de tráfego nos próximos anos.”

Lembrando que se trata de um “aumento de capacidade de cerca de 60%”, a ANA garante que a intervenção contribui para a competitividade do Aeroporto do Porto.

Em declarações à Renascença, a Associação de Pilotos de Linha Aérea (APPLA) mostra-se desiludida com as obras de ampliação do taxiway do aeroporto Francisco Sá Carneiro. O comandante José Estima avisa que a intervenção não vai resolver os problemas de uma estrutura que está a prejudicar a economia do Norte do país.

Questionada sobre as críticas dos pilotos, a Associação Comercial do Porto critica o que diz ser uma visão redutora nas decisões sobre o aeroporto Francisco Sá carneiro.

O presidente da associação, Nuno Botelho, alerta que o investimento “fica aquém das expectativas”.

Para Botelho, a ANA/Vinci, que gere vários aeroportos nacionais, “concentra as suas atenções em Lisboa e desmerece os outros aeroportos”, sublinhando que a empresa “não está a prevenir o futuro de uma infraestrutura que tem batido recordes e tem ganho prémios”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ângelo Campos
    02 jul, 2019 20:15
    Alguém conhece quanto gastaria a mais a ANA para fazer o taxiway em toda a sua extensão?

Destaques V+