Tempo
|
A+ / A-

Avaliação bancária das casas volta a subir em maio para valor mais alto do último ano

27 jun, 2019 - 12:02 • Lusa

Em maio, o valor médio de avaliação bancária de apartamentos foi 1.343 euros/m2, com o valor mais elevado a ser registado no Algarve e o mais baixo no Alentejo.

A+ / A-

A avaliação bancária das casas a comprar com crédito à habitação subiu nove euros em maio, para 1.265 euros por metro quadrado, o valor mais alto do último ano, pelo menos, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor médio de avaliação bancária aumentou 0,7% relativamente a abril e 7,6% face ao mesmo mês do ano anterior, segundo o INE.

Quando comparado com abril, o valor médio de avaliação dos apartamentos subiu 10 euros, para 1.343 euros/metro quadrado (m2), enquanto nas moradias subiu seis euros, para 1.137 euros/m2.

A nível regional, e face a abril, a maior subida para o conjunto da habitação registou-se na Região Autónoma dos Açores (1,8%) e maior descida na Região Autónoma da Madeira (-2,1%).

Em comparação com o período homólogo, o valor médio das avaliações cresceu 7,6%, tendo o valor de apartamentos e de moradias aumentado 9% e 5,9%, respetivamente, com o Algarve a registar a taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações (11,3%) e a Região Autónoma da Madeira a menor (3,1%).

Em maio, o valor médio de avaliação bancária de apartamentos foi 1.343 euros/m2, com o valor mais elevado a ser registado no Algarve (1.685 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (1.066 euros/m2).

Comparativamente com abril, o valor para apartamentos subiu 0,8%, tendo a região Norte apresentado a maior subida (1,5%) e a Região Autónoma dos Açores a maior descida (- 2,4%).

Em termos homólogos, o Algarve foi a região com maior aumento (12,3%) e a Região Autónoma da Madeira com o menor (1,2%).

Em maio, o valor médio da avaliação para apartamentos T2 foi 1.375 euros/m2 – mais 21 euros do que em abril – e para os T3 foi de 1.253 euros/m2, subindo seis euros.

No seu conjunto, as tipologias T1 e T2 representaram 83,1% das avaliações de apartamentos realizadas em maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+