Tempo
|
A+ / A-

Caixa só paga juros em poupanças de mais de 6.666 euros

25 jun, 2019 - 07:58

Para render algum dinheiro, os depósitos vão de ter, pelo menos, 6.667 euros.

A+ / A-

A partir de agosto, a Caixa Geral de Depósitos vai cortar nas taxas que paga nos depósitos e mudar as regras de pagamentos de juros. Ou seja, vai deixar de pagar o juro no final de cada semestre sempre que o juro seja inferior a um euro.

Isto significa que os depósitos cujas taxas vão ser revistas vão de ter, pelo menos, 6.667 euros para render algum dinheiro.

O banco está a avisar os clientes que vai baixar o juro semestral das contas Caixapoupança, Caixapoupança Reformado, Emigrante, Superior e Caixa Projecto de 0,05% para 0,015% (corte de 70%) a partir do dia 1 de agosto.

A partir da mesma data “será alterada a regra de pagamento de juros nos Depósitos a Prazo e Depósitos Poupança, pelo que não serão pagos juros sempre que o valor ilíquido dos juros calculados seja inferior a um euro”.

DECO contesta

Para António Ribeiro, economista da DECO, o banco público dá um sinal errado ao deixar de pagar juros abaixo de um euro numa altura em que a taxa de poupança está em níveis historicamente baixos.

A Caixa Geral de Depósitos anunciou que vai baixar as taxas de juro dos depósitos a partir de 1 de agosto e, também, que a partir dessa data não paga juros inferiores a 1 euro.

António Ribeiro diz que é a indicação errada. “O sinal que está a ser dado ao pequeno aforrador é que não vale a pena poupar porque não serão remuneradas as pequenas poupanças.”

“A mensagem devia ser precisamente o contrário, incentivar a poupança para mudar comportamentos, porque neste momento temos das mais baixas taxas de poupança, precisamente no sentido contrário do que está a acontecer no resto da Europa.”

António Ribeiro sublinha, por outro lado, que embora a Caixa Geral de Depósitos vá deixar de pagar juros inferiores a um euro, não se coíbe de cobrar as despesas nesse montante.

[Notícia atualizada às 11h39]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 25 jun, 2019 19:37
    Não vale a pena! é só corrupção ! e nós pobres temos que calar o bico...😋
  • Cidadao
    25 jun, 2019 Lisboa 18:40
    Dinheiro a prazo, é de momento um mau negócio, tanto neste como em qualquer outro banco. Taxa baixa por taxa baixa, é preferivel os Certificados do Tesouro, pelo menos têm a garantia do Estado. Quanto a lidar com a CGD com a gestão que está a fazer, o único remédio é cancelar as contas ou transformar a conta à Ordem numa conta de Serviços Mínimos que isso não podem recusar fazer, e se o fizerem é exigir Livro de Reclamações e chamar as autoridades se também isso recusarem.
  • J M
    25 jun, 2019 Seixal 15:45
    Ainda não percebi do que estão à espera os pequenos clientes para mudar deste ou de qualquer outro banco. Para receber a reforma ou o vencimento podem fazê-lo através de um banco qualquer. É com o comodismo dos clientes que as maiores instituições bancárias têm milhões de lucro todos os anos.
  • Maria Sílvia Rodrigues de Moura
    25 jun, 2019 13:44
    Expliquem-me como se pode ter uma poupança de quase 7000 € com os vencimentos e pensões que nos pagam? Esses senhores ainda não devem ter dado que se recebe o mesmo do tempo dos escudos e que pagamos a quadruplicar tudo aquilo que compramos..Para quem recebe milhões por ano podem ter uma belíssima poupança.

Destaques V+