Tempo
|
A+ / A-

Fiat quer fusão com Renault. Negócio pode gerar 3º maior fabricante automóvel

27 mai, 2019 - 09:30 • Redação com Reuters

Plano proposto prevê que as duas empresas combinadas produzam um total de 8,7 milhões de veículos por ano.

A+ / A-

O Grupo Renault confirma ter recebido uma proposta da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) sobre uma potencial fusão a 50/50.

“O Conselho de Administração da Renault irá reunir esta manhã para discutir esta proposta”, revela uma nota da marca francesa enviada à redação.

A fabricante italiana apresentou uma proposta para avançar com uma fusão das duas empresas, que a avançar, a operação daria origem à terceira maior fabricante automóvel do mundo.

O plano proposto pela Fiat prevê que as duas empresas combinadas produzam um total de 8,7 milhões de veículos por ano, com um volume de negócios de 170 mil milhões de euros e lucros superiores a 8 mil milhões.

O plano prevê que a empresa resultante seja englobada numa holding holandesa e cotada nas bolsas de Milão, Paris e Nova Iorque.

O atual chairman da Fiat Chrysler, John Elkann, ficaria com este mesmo cargo na nova empresa, enquanto o chairman da Renault, Dominique Senard, assumiria o cargo de presidente executivo, segundo avançaram à Reuters fontes ligadas ao processo. O conselho de administração contaria ainda com um representante da Nissan, atualmente parceira da Renault.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+