Tempo
|
A+ / A-

​Governo propõe ao Porto de Setúbal que indique número de estivadores necessários

26 nov, 2018 - 20:05

Executivo apela aos trabalhadores temporários para que suspendam a paralisação.

A+ / A-

O Governo propôs esta segunda-feira à Administração do Porto de Setúbal a emissão, em três semanas, de uma recomendação "inequívoca" do número de trabalhadores necessários aos quadros permanentes e apelou aos trabalhadores temporários para que suspendam a paralisação.

Estas propostas constam de um memorando, a que os jornalistas tiveram acesso, para a resolução do conflito no Porto de Setúbal, onde os trabalhadores eventuais, que representam a maioria dos funcionários, estão em greve desde o dia 5 de novembro.

A proposta em causa vai ser hoje debatida numa reunião, convocada pelo Ministério do Mar, que vai juntar a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e 13 entidades, como sindicatos, empresas e agentes de navegação.

No documento, que engloba cinco propostas para a resolução do conflito, é pedido que as empresas de trabalho portuário iniciem "de imediato" o processo de eliminação da precariedade, mantendo o recurso ao trabalho temporário dentro do quadro previsto no regime jurídico.

Depois da recomendação da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), "compete ao IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), entidade responsável pelo licenciamento das Empresas de Trabalho Portuário, auditar e garantir o cumprimento destas indicações".

Adicionalmente, na reunião de hoje será proposto que, durante o período de análise, os trabalhadores temporários suspendam a paralisação, devendo ainda "abster-se de qualquer ação que bloqueie o bom funcionamento do Porto".

Por último, a líder do ministério do Mar vai solicitar ao Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL), de modo a tomar parte de futuras negociações, que suspenda, "de imediato", a greve dos estivadores às horas extraordinárias, em vigor até 01 de janeiro de 2019, "garantindo assim o bom funcionamento" do porto.

"Estes pontos garantem as condições necessárias para uma negociação de boa-fé. Devem por isso as partes interessadas manifestar o seu assentimento às mesmas com vista à resolução de uma situação que prejudica dezenas de milhares de trabalhadores em toda a região", lê-se no documento.

Cerca de 90 trabalhadores contratados ao turno pela empresa de trabalho portuário Operestiva, alguns há mais de dez e outros há mais de 20 anos, têm efetuado protestos contra a situação de precariedade.

Estes trabalhadores eventuais, que não comparecem ao trabalho desde 05 de novembro, exigem um contrato coletivo de trabalho, a par da garantia de que aqueles que não forem contratados terão prioridade quando for necessário colmatar os referidos picos de atividade no Porto de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    26 nov, 2018 évora 21:26
    Estes tipos da foto vestidos desta maneira teriam ganho a 1º Guerra Mundial . Num país onde todos os dias existem assaltos com uso de bombas , facas , metralhadoras e afins ... aparecem assim frente a gente que usa as mãos para trabalhar . Coitados , andam a ver tantos filmes Americanos que estão possuídos pelo Diabo , irão todos um dia ser exercitados pelo padre lá de cima . E , quando aparece por vezes um agente de segurança ferido ou que os "ciganos" lhes deram umas bofetadas , aparece logo o tipo do Sindicato a dizer que não tem meios de proteção ... ou melhor , não os usam quanto é devido e os usam quando não é devido . Parece pela foto que enfrentam tanques de guerra movidos a nuclear , tristeza Nacional e mais uma vergonha . Apareçam assim vestidos frente aos oficiais de justiça , magistrados e enfermeiros em greve .

Destaques V+