Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Posição do Governo é clara”, reafirma ministra da Cultura sobre IVA das touradas

16 nov, 2018 - 00:47

Graça Fonseca falou depois de António Costa se ter dito “muito surpreendido” com proposta do PS para reduzir o IVA da tauromaquia de 13% para 6%.

A+ / A-

A ministra da Cultura diz que o Governo mantém a sua posição de recusa em relação à descida da taxa do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) a aplicar às touradas, de 13% para 6%.

Em declarações aos jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Graça Fonseca declarou: "O primeiro-ministro já falou. Já disse o que tinha a dizer. A única coisa que digo é o que já disse: a posição do Governo é clara. Foi assumida desde o início, quer por mim, quer pelo senhor primeiro-ministro, posteriormente".

Graça Fonseca, que se deslocou à FCG para a cerimónia de entrega do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018 à historiadora britânica Bettany Hughes, acrescentou: "A proposta do Governo está em discussão na Assembleia da República. Não mudou. Mantemos a nossa proposta, que é boa e equilibrada".

António Costa manifestou-se "surpreendido" com a proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 para reduzir o IVA da tauromaquia de 13% para 6% e frisou que, se fosse deputado, votaria contra.

"Estou muito surpreendido com esta iniciativa do Grupo Parlamentar do PS. Obviamente que, se fosse deputado do PS, votaria contra, e tenho a esperança de que a proposta apresentada pelo Governo na Assembleia da República", de manutenção do IVA da tauromaquia nos 13%, seja aprovada, aplicando-se a redução do IVA para 6% aos espetáculos de teatro, dança e música, reagiu o primeiro-ministro.

O PS anunciou que apresentará uma proposta de alteração ao orçamento para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais que terão uma redução do IVA para 6%, tendo os deputados socialistas liberdade de voto.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, no final da reunião semanal da bancada socialista.

No debate do Orçamento do Estado para 2019, na generalidade, Graça Fonseca recusou a descida do IVA incidente sobre a tauromaquia de 13 para 6%, alegando que se trata de uma questão de "civilização".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    16 nov, 2018 11:57
    O Governo anda a brincar com os portugueses e deve andar a ser subornado, por entidades estranhas ao interesse do país!!! Será que as touradas e outros espectáculos são bens de primeira necessidade?!!! NÃO FAÇAM DOS PORTUGUESES BURROS E NÃO NOS ROUBEM!!!
  • Martins
    16 nov, 2018 LX 11:16
    Se eu tivesse que eleger uma personagem "sinistra" na política portuguesa votaria sem dúvida no César... O homem é assustador! Agora até boicota o próprio governo. E o outro alegre também é o máximo. O PS é tão democrático (segundo ele) que até este tipo de coisas são "normais".
  • FERNANDO MACHADO
    16 nov, 2018 PORTO 10:22
    SERÁ QUE A SENHORA MINISTRA PREFERE UMA CORRIDA DE VACAS EM VEZ DE CORRIDA DE TOUROS ? CÁ POR MIM NÃO ME IMPORTO, DESDE QUE DESÇA O IVA.
  • Civilização em perigo
    16 nov, 2018 Almada 10:02
    Este país tem um atraso civilizacional grave e baseia-se nas aparecias. Em termos de esconder do povo o que de grave acontece, deve ser pior que no tempo da ditadura. Depois há uma infinidade de manobras de diversão, "circo", para ajudar a esconder factos graves que acontecem. MUITO GRAVE! VERGONHOSO!

Destaques V+