Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Touradas e anti-touradas vencem Orçamento participativo

12 out, 2018 - 12:06 • Eunice Lourenço , Susana Madureira Martins

Dois dos projetos vencedores a nível nacional são aparentemente antagónicos e causaram agitação no Palácio Foz.

A+ / A-

“Tauromaquia para todos” e “Portugal sem touradas” – são assim, antagónicos, os títulos de dois dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP) a nível nacional. Os vencedores foram divulgados esta quinta-feira depois de um processo de escolha por voto eletrónico.

O momento do anúncio criou agitação no Palácio Foz, onde decorreu a cerimónia. Quando foi anunciado o “Tauromaquia para todos” houve mesmo insultos e gritos de “Tortura não!” por parte dos anti-tourada, enquanto os defensores da tourada os mandavam calar.

O OPP é uma iniciativa do Governo que concede 5 milhões d euros do orçamento do Estado para projetos propostos pelas populações e, depois, sujeitos a voto eletrónico. Num primeiro momento são feitas reuniões locais para a apresentação de projetos, que podem ser de âmbito nacional, regional ou intermunicipal.

Depois, o Governo faz uma seleção dos projetos para ver se estão conforme às regras do OPP e segue-se um processo de voto eletrónico.

Já no ano passado um dos projetos vencedores previa a defesa da cultura tauromáquica em Portugal. Este ano, um dos projetos vencedores a nível nacional tem por objectivo “a criação de um programa de difusão de informação e conhecimento sobre a cultura tauromáquica de Portugal, na sua diversidade territorial e multiplicidade temática, na sua componente material e na sua componente imaterial, aos cidadãos”.

Este programa, como se lê na apresentação, estará baseado em dois pilares: criação de conteúdos e materiais informativos e pedagógicos sobre a cultura tauromáquica que permitam o seu conhecimento e a sua compreensão junto de crianças e adultos e criação de ações e campanhas de informação e interação com os cidadãos, acercando-os a esta cultura, não esquecendo o contexto escolar.

Este projeto tem um custo previsto de 50 mil euros que serão, assim financiados pelo Orçamento do Estado. O mesmo orçamento que irá financiar – mas com 200 mil euros – o “Portugal sem Touradas”, outro dos proejctos vencedores.

“O projeto Portugal sem Touradas (PST) é uma iniciativa de cidadãos que visa uma intervenção informativa e educativa sobre a catividade tauromáquica junto da população portuguesa. O principal objetivo do projeto é desmistificar os princípios em que a catividade se autojustifica e contribuir para a construção de um pensamento crítico face à mesma no seio da sociedade português”, lê-se na apresentação do projecto.

Esta iniciativa prevê um conjunto de campanhas e actividades, como “um circuito de actividades didáticas junto das escolas em vários municípios do país, dinamizadas por uma equipa pedagógica e multidisciplinar, bem como a criação e disponibilização de materiais pedagógicos para professores sobre a senciência animal e valores de respeito pelas outras espécies animais, sensibilizando para o cumprimento da recomendação feita a Portugal em 2014 pelo Comité da ONU dos Direitos das Crianças”.

O terceiro projeto de âmbito nacional vencedor do OPP chama-se “Feira das Lambarices” e prevê gastar 300 mil euros num “mega evento cultural que consiga atrair bastantes pessoas para que seja possível promover doces nacionais”. O evento terá três dias, deve realizar numa aldeia turística do concelho de Águeda chamada Vale Domingos e pretende promover produtos tradicionais como ovos moles de Aveiro, pão de ló de Ovar, Pasteis de Águeda, queijada da Madeira, - pasteis de Belém. tortas de Azeitão, pudim abade de priscos de Braga, orelhas de abade do Alentejo ou barriga de freira de Coimbra.

Veja aqui todos os projetos vencedores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    13 out, 2018 aveiro 19:26
    Como Português que sou, não me orgulho e vergonha tenho , de ver que existe um rácio de Cidadãos amadores de SELVAJARIA, parados nos tempos mais remotos com sabor de violência e de sangue . Não evoluíram, nem tenho esperança que evoluam . A um Animal que nunca muda , é o que são estes sádicos retrogrados . E pretendemos ser um País evoluído . Realmente a muito lixo a eliminar neste País até pretendermos ser um Povo evoluído . Mais triste fico com a falta de coragem dos sucessivos Governos de interditar pura e simplesmente tais praticas . Por os vistos também GOSTAM deste suplicio feito ao Animal . Repudio sem reserva estes PALHAÇOS SÁDICOS que de Cultura nada mostram , titulando estes eventos de CULTURA , é um puro insulto a o que a verdadeira CULTURA transmite de bom !......... CHEGA !!!!!!!

Destaques V+