Tempo
|
A+ / A-

Famílias vão pagar apenas dois passes por agregado em 2019

03 out, 2018 - 07:49

Títulos de transporte devem custar entre 30 a 40 euros em Lisboa e no Porto. Mudanças trazem poupanças de mais de 100 euros por mês a um número elevado de famílias.

A+ / A-

As famílias residentes nas Áreas Metropolitanas (AM) de Lisboa e do Porto vão pagar, a partir de 2019, no máximo dois passes para circularem nos transportes públicos, avança o "Correio da Manhã" (CM). Por exemplo, num agregado familiar em que quatro pessoas tenham passe, apenas duas pagarão esse título.

Alterações que o Governo está a preparar no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para 2019, que, segundo o diário, irá criar o passe família.

Na segunda-feira, António Costa tinha anunciado, em entrevista à TVI, uma "inovação radical" no novo OE, com a introdução do passe único de transportes em Lisboa e Porto.

O Governo está também a avaliar novos valores para os passes. O título de transporte vai custar no máximo 30 euros por mês no percurso dentro dos municípios. Para circular entre concelhos, custará 40 euros.

A medida, que está na “reta final da aprovação”, segundo o CM, surge de uma proposta do autarca de Lisboa, Fernando Medina e de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e da Câmara de Vila Nova de Gaia.

As medidas deverão ser aplicadas a partir de abril do próximo ano no Porto. Em Lisboa deverá ser mais tarde.

Com a criação deste passe, um número elevado de famílias com filhos poupará mais de 100 euros por mês no passe dos transportes públicos.

Segundo o CM, o passe único vai custar 90 milhões de euros: 65 milhões na AM de Lisboa e 25 milhões na AM do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lopes
    03 out, 2018 Lusboa 15:17
    E quem financia? O orçamento de estado ou o orçamento municipal? É que se for do OE as pessoas por exemplo do Alentejo estão a subsidiar os passes de Lisboa.
  • Americo
    03 out, 2018 Leiria 09:51
    Pois, Portugal é Lisboa e Porto, o resto é paisagem. Medida única e simplesmente para captar votos. Não é inovação radical é Descriminação Radical. Que falta de pudor.

Destaques V+