Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passes sociais mais baratos em todo o país?

04 set, 2018 - 07:33

Medida pode atingir os 95 milhões de euros.

A+ / A-

O Governo está a estudar a descida dos passes socais em todo o país, segundo revelações do ministro do Ambiente, que detém a tutela dos transportes urbanos de Lisboa e Porto.

Em declarações ao jornal “Público” e ao “Negócios”, João Pedro Matos Fernandes afirma que, caso a medida avance, a redução teria um custo anual de cerca de 95 milhões de euros.

A proposta apresentada pelas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto prevê que os passes para circular dentro e fora dos seus concelhos não ultrapasse os 40 euros, mas o ministro garante que o resto do “país não vai ficar atrasado”.

Segundo Matos Fernandes, se e medida for incluída no Orçamento do Estado será suportada também por cada município, que será responsável por cobrir a perda de receita relativa às deslocações dentro do respetivo território.

“A compensação a vir do OE é para as deslocações intermunicipais”, clarificou, pelo que a diferença entre o valor dos passes actuais e o valor dos passes propostos para as deslocações dentro dos concelhos, terá de ser suportado pelas próprias autarquias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOAQUIM ANTÓNIO
    04 set, 2018 Mafamude - Vila Nova de Gaia 10:20
    A medida é boa, pois que no Governo anterior as subidas foram excessivas, por motivo de as Empresas particulares entrarem no sistema ANDANTE, senão não entravam, pois que visam lucro o que não acontece com o transporte público...
  • joao
    04 set, 2018 Coimbra 10:14
    Isto é atirar com areia para os olhos…. Antes, para passar as ex-SCUTS para AE e a pagar, era o princípio do utilizador-pagador. Agora, porque não se aplica o mesmo princípio? faço 52Km/dia para trabalhar, e não tenho Transportes Públicos com horário compatível. Pago a gasolina cara, por ter essencialmente impostos que, dizem agora, são para subsidiar as viagens dos Lisboetas e Portuenses. Está tudo cego? ou será só da areia nos olhos?

Destaques V+