Tempo
|
A+ / A-

Manuel Pinho. "A fatura da eletricidade é uma vaca leiteira"

17 jul, 2018 - 16:20 • João Carlos Malta

Antigo ministro da Economia está a ser ouvido no Parlamento esta terça-feira à tarde.

A+ / A-

O antigo ministro da Economia do Governo de José Sócrates justificou, esta terça-feira à tarde, no Parlamento, os preços da eletricidade com o facto de a fatura da energia ser "uma vaca leiteira" onde cabe tudo.

Numa audição pedida pelo PSD, numa altura em que a relação de Manuel Pinho com o setor privado da energia está sob suspeitas judiciais, o antigo ministro da tutela disse o que pensa sobre o preço da eletricidade, o mesmo que a maioria dos portugueses: "É cara."

Pinho também criticou o "trânsito enorme entre a política e as empresas [do setor]", bem como "a venda a estrangeiros" de grupos relevantes de energia.

Nas suas declarações iniciais aos deputados, na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, Manuel Pinho propôs a redução do custo da eletricidade para os portugueses, um corte de 10% para todos os clientes e de 13% para os que têm menos rendimentos. "Isto é possível com propostas que já aqui foram apresentadas", declarou o antigo governante.

Para se alcançar essa redução, Pinho defendeu a "eliminação da taxa do audiovisual" que serve para financiar o canal público de televisão. "Ninguém bem formado está de acordo com pagar três euros para a RTP. A sua eliminação faz parte do acordo da geringonça", lembrou.

Virou-se depois para o IVA sobre a eletricidade, que na União Europeia tem como média os 18%. "Em Portugal é o mesmo [23%] que nos barcos de recreio, jóias e casacos de pele. Ninguém pode estar de acordo com isto. Se o fizermos, passamos imediatamente para valores abaixo da União Europeia."

Manuel Pinho afirmou também que os 200 milhões anuais, fonte de financiamento da RTP via fatura da eletricidade, são mais do que o valor transferido para o Instituto Português de Oncologia de Coimbra, por exemplo.

Em relação ao peso dos CMEC (Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual), disse que “é mentira” que sejam a raiz do valor alto da fatura da eletricidade. Depois de apresentar várias contas, afirmou que, numa fatura de 40 euros de eletricidade, os CMEC valem dois euros.

O deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira quis colocar várias perguntas a Pinho sobre as suspeitas da relação com a EDP e o grupo GES, mas o antigo ministro rejeitou responder a qualquer questão sobre um tema que disse estar em “segredo de justiça” e no qual “não é arguido”.

“O cidadão comum está preocupado com o preço da eletricidade, mas se querem fazer crer que é por causa dos CMEC, isso é deitar poeira para os olhos”, rematou Pinho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 jul, 2018 aveiro 17:54
    Vacas Leiteiras somos nós contribuintes, afogados em todo tipo de Impostos,Taxas e Serviços Públicos decretados por vossas Excelências, o Povo não é parvo, no máximo é vitima de um poder Politico corrupto contra o qual o voto de protesto eleitoral de nada serve, contra os ordenhadores do hemiciclo submissos aos altos poderes Financeiros !........... Mas un Dia , a Festa pode correr mal !
  • Filipe
    17 jul, 2018 évora 17:30
    "vaca leiteira" é hoje existirem em número presentes na Assembleia mais políticos do que antes do 25 Abril e mesmo depois da entrada na CEE em 1986 e antes , fizeram-se obras Nacionais e de interesse público sem que a vaca tenha distribuído leite , ao que se sabe morreram pobres , com pequenas contas bancárias e pouco imobiliário . Hoje , qualquer gaiato ou gaiata lá presente , já tem no mínimo 1 milhão de euros aplicado e fortuna imobiliária , suaram assim tanto na vida para o conseguir ? Tivemos três frentes de guerra e nunca desapareceram armas do calibre de hoje e comprava-se provisões de tudo para abastecimento e nunca fizeram negócio nas messes , triste Portugal que tentam esconder com uns o que eles querem saber dos outros .

Destaques V+