Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova SBE

A faculdade que quer ser o "Ronaldo" da Economia

08 jun, 2018 - 15:15 • Paulo Ribeiro Pinto

Nova School of Business & Economics é a primeira instituição pública portuguesa a construir um campus apenas com doações privadas. Campus de Carcavelos tem inauguração marcada para setembro.

A+ / A-

A Nova School of Business & Economics é a primeira instituição pública portuguesa a construir um campus apenas com doações privadas. A inauguração do novo campus, em Carcavelos, está marcada para o final de Setembro, mas ainda faltam 13 dos 50 milhões de euros previstos para concluir o projeto.

Com o mar como vizinho da frente, o novo edifício da Nova School of Business & Economics tem janelas rasgadas para o oceano e a praia de Carcavelos. O projeto foi ganhando forma nos últimos meses e estará pronto até 29 de Setembro, data prevista para a inauguração do novo Campus.

O projeto começou em 2012, explica à Renascença Pedro Santa Clara, responsável pelo desenvolvimento do novo campus e que se viu na dupla qualidade de “pedinte e promotor imobiliário”.

O grande objetivo é internacionalizar a escola porque, refere Santa Clara. “A indústria do ensino superior é das mais competitivas do mundo. As pessoas querem estudar numa boa escola.”

A Nova, que acabou de apresentar uma imagem renovada, tem, de resto, uma presença internacional relevante com mais de 50% das candidaturas a mestrados a terem origem no estrangeiro. Mas a escola quer mais e quer continuar a competir na primeira liga das faculdades de Economia do mundo. Em tom de brincadeira, Pedro Santa Clara diz que “a única marca global é o Cristiano Ronaldo” para explicar como pretende fazer da Nova outra marca mundial.

A obra foi financiada integralmente por privados. “São 37 empresas e 620 pessoas que, até agora, doaram cerca de 37 milhões de euros. Ainda faltam 13 milhões”. É por isso que Santa Clara continua na sua condição de “pedinte”.

A Nova SBE está entre as 50 melhores escolas do mundo na formação de executivos, no ranking do jornal britânico Financial Times.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+