Tempo
|
A+ / A-

Lis Summit. A cimeira “íntima e relacional” que quer aproximar startups e investidores

06 jun, 2018 - 07:00 • Cristina Nascimento

Sexta edição do evento vai estar a decorrer entre quarta e quinta-feira no Hub Creativo do Beato.

A+ / A-

Começa esta quarta-feira, em Lisboa, no Hub Criativo do Beato, a sexta edição do Lisbon Investement Summit.

Cerca de 700 empreendedores das mais diversas áreas, 60% deles portugueses, vão mostrar o que estão a fazer, na esperança de conseguirem atrair investimento para os seus projetos empresariais. A comparação com a Web Summit é quase inevitável, mas há diferenças, sobretudo na dimensão.

“O nosso evento é mais pequeno, fazemos um evento para duas mil pessoas, não vendemos mais do que dois mil bilhetes. A ideia é que o evento consiga manter-se o mais íntimo e relacional possível”, explica à Renascença Tomás Bento, diretor do certame.

Ainda não há números fechados desta edição do Lis Summit, mas os organizadores esperam receber cerca de 250 investidores, 70% dos quais estrangeiros, seis anos depois de o evento ter nascido, em 2012.

“Numa altura em que o Web Summit ainda não estava no radar nacional havia uma necessidade em Portugal para se montar um evento que trouxesse a Portugal os melhores investidores internacionais e que conseguisse dar uma plataforma aos empreendedores portugueses para mostrarem o trabalho e as empresas que estão a montar”, explica Tomás Bento sobre as origens do encontro.

O balanço feito até ao momento tem sido positivo, o que tem permitido renovar a aposta ano após ano, garante ainda o organizador. Este ano, o evento vai contar com a participação de dezenas de oradores.

Sem querer "tirar mérito" aos outros participantes, Tomás Bento destaca as presenças de Pierre Yves Meerschman, investidor e co-fundador da Daphni, de José del Barrio, CEO e fundador da Samaipata Ventures ou de Stephanie Hospital, fundadora da OneRagtime.

A par destes, o diretor do Lis Summit destaca a presença de "pessoas como o Roberto Saint-Malo, da BetaAngels, o Felix Petersen, que agora está na Samsung Next, ou o Gil Dibner, da Angular Ventures" que, na sua opinião, "acrescentam muito a qualquer evento, pela sua experiência e olhar sobre esta realidade”.

Das startups presentes, cerca de 150 apresentaram-se a concurso e terão oportunidade de mostrar publicamente os seus projetos. O vencedor, que será conhecido no final do evento, terá direito a um prémio pecuniário de mil euros e terá também a oportunidade de tentar entrar num acelerador de empresas do Grupo José de Mello. “É uma excelente oportunidade para as empresas crescerem”, remata Tomás Bento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+