Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2018. Todas as reformas aumentam 10 euros

12 out, 2017 - 18:15

A proposta do PCP foi aceite pelo Governo. Falta saber se o aumento é já em Janeiro.

A+ / A-

O Governo acolheu a proposta do PCP para um aumento de pelo menos 10 euros de todos os pensionistas, podendo verificar-se já em Janeiro ou "mais a meio do ano", segundo fonte ligada às negociações.

Segundo a mesma fonte, a medida vai abranger um universo total de mais de 1,6 milhões de reformados.

A actualização automática ao nível da inflacção dos valores de reformas mais altos, através da legislação que leva em conta o crescimento económico, já estava garantido, faltando atingir os pensionistas cujos rendimentos mais baixos não permitiriam chegar aos 10 euros de aumento, os quais terão assim direito ao remanescente até perfazer, pelo menos, 10 euros.

Nas diversas reuniões e contactos entre o executivo socialista e elementos dos partidos com os quais tem posições conjuntas, que prosseguem até sexta-feira, data de entrega no Parlamento da proposta de Orçamento do Estado para 2018, ficou também definido o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego ao fim de seis meses daquele apoio social.

Se não estiver plasmado já na proposta de lei (OE 2018) do Governo, houve abertura para o fazer através de proposta de alteração em sede de debate na especialidade, especificou a mesma fonte.

O aumento da derrama estadual das empresas está também fechado, como já tinha admitido João Oliveira, líder parlamentar do PCP, à Renascença e ao Público, no "Hora da Verdade".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Valente
    13 out, 2017 Seixal 20:31
    resposta para a BELA : reforma tem a ver com o que se descontou na vida activa. 13º subsidio de férias 14º subsidio de Natal, também foram sujeitos a descontos daí o terem direito a receber, espero que tenha percebido.
  • Valente
    13 out, 2017 Seixal 20:30
    resposta para a BELA : reforma tem a ver com o que se descontou na vida activa. 13º subsidio de férias 14º subsidio de Natal, também foram sujeitos a descontos daí o terem direito a receber, espero que tenha percebido.
  • Manuel
    13 out, 2017 Tocha 10:41
    Os reformados não recebem subsídios de féria e de Natal, recebem sim décimo terceiro e décimo quarto mês como todos recebem.
  • Bela
    12 out, 2017 Coimbra 21:50
    Dez euros? Justo seria ... não haver reformas inferiores a 500,00 euros e nem superiores a 2.500,00. Partindo do principio que tem direito a férias quem trabalha, alguém me sabe dizer por raio se paga SUBSIDIO DE FÉRIAS a reformados?
  • Miguel
    12 out, 2017 Guimarães 21:40
    Ou seja. Apenas para quem recebe menos de 400 euros é que o aumento é superior a 2.50 %. Viva a geringonça...
  • Antonio Rodrigues
    12 out, 2017 Viseu 19:36
    É bom que comecem a dar aumentos iguais para todos e esquecer de uma vez essa sena das percentagens. Se bem que, o ideal era dar mais aos baixos e menos aos altos.
  • americo neves
    12 out, 2017 amadora 18:58
    se com um governo de esquerda me dao 10 euros de aumento de reforma de 373 euros depois de 40 anos reais de contribuiçoes,entao axo que e necessario e imperioso que nasça uma nova esquerda que esta ja esta acomodada e aburguesada,que se lixe o pcp p bloco e o ps,sao vergonhosos e quase como os outros que la estiveram

Destaques V+