Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice aumenta. Governo diz que se deve aos reembolsos

25 jul, 2017 - 17:09

O Governo estima que, sem a antecipação de reembolsos de IRS e IVA, a receita fiscal cresceu 6,3% no primeiro semestre.

A+ / A-

O défice das Administrações Públicas durante a primeira metade deste ano aumentou em relação a igual período de 2016, mas o gabinete do Ministro das Finanças justifica o aumento devido à rapidez com os reembolsos do IVA e IRS estão a ser feitos.

De acordo com a nota do executivo enviada às redacções, o défice das Administrações Públicas durante entre Janeiro e Junho deste ano foi de 3.075 milhões de euros, aumentado 264 milhões de euros face a igual período de 2016. Este valor reflecte um acréscimo de 1.536 milhões de euros, um aumento que o executivo associa à antecipação dos reembolsos ficais.

Para o gabinete do Ministro das Finanças, o "carácter temporário destes reembolsos (...) não terá impacto no défice final".

O Governo entende que o valor de reembolsos executados ser deve à "maior eficiência nos respectivos procedimentos" e que essa celeridade beneficiou as famílias e as empresas "melhorando a sua liquidez".

Durante o primeiro semestre deste ano as devoluções de IRS foram superiores em 1.114 milhões de euros em comparação a igual período do ano anterior, representando um aumento de 84%. Já no IVA, os reembolsos aumentaram 403 milhões de euros, resultado da redução do prazo médio de reembolso mensal que passou de 26 para 20 dias em 2017.

Excluíndo o efeito dos reembolsos a receita fiscal no primeiro semestre de 2017 cresceu 6,3%, um valor acima dos 3% previstos no Orçamento de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    25 jul, 2017 Póvoa de Varzim 19:41
    Eu se não pagar o que devo também tenho uma boa vida!
  • Jorge Faria
    25 jul, 2017 Porto 19:35
    É sempre a conversa do PS e tanto faz Socrates como costa quem vier a seguir ou fecha a porta ou vai pedir dinheiro a uma qualquer troika.E depois o filme é o que já vimos.Nós governamos bem e agora quem vier governar é culpado da crise.E agora com a geringonça a culpa passa também para o imperialismo.Já chega de impunidade o gozar com o povo.
  • Zé das Coves
    25 jul, 2017 Alverca 18:57
    Lá vai o PSD e CDS pedir a abertura de uma comissão de inquérito !!!

Destaques V+