Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revolução na Caixa. Custos nas contas vão aumentar e afectar reformados

24 jul, 2017 - 07:57

O banco vai apertar os critérios de isenção de comissões nas contas à ordem.

A+ / A-

Os custos das contas na Caixa Geral de Depósitos (CGD) prometem disparar a partir de Setembro. O banco vai obrigar centenas de milhares de clientes a pagar a comissão de manutenção dessas contas ou a utilizar cartão de multibanco e de crédito, o que implica outros custos.

Uma parte dos clientes reformados passa a pagar comissão na conta onde recebem a pensão, segundo a notícia do jornal “Público”.

O banco estatal confirma que já enviou cartas a comunicar as mudanças a um milhão de clientes.

O jornal explica que as alterações abrangem uma parte dos clientes reformados e pensionistas, até agora isentos. Neste segmento, só os clientes com mais de 65 anos e pensão ou reforma inferior a 835,50 euros continuarão a não pagar pela conta à ordem. Clientes com pensões pequenas, como de invalidez, ou que recorreram à pré-reforma, passam a pagar.

A CGD vai alterar o preçário dos serviços que presta aos seus clientes particulares, ligado a contas à ordem com caderneta e à ordem com extracto.

De acordo com as informações do banco, há dois critérios de isenção da comissão de manutenção que vão ser eliminados. Um está ligado às contas com contrato Caixaordenado – limite de crédito negociado, “desde que um dos titulares seja Cliente Mais”, e o outro diz respeito às contas com contrato de Mesada Certa – limite de crédito negociado.

Depois, e além de alterações nos critérios de isenção da comissão de manutenção ligados a contas à ordem com aplicações financeiras associadas, e com domiciliação de rendimentos e uso de cartões, a CGD introduziu um novo critério.

A partir de 1 de Setembro, data em que as mudanças vão entrar em vigor, ficam isentas de comissão de manutenção as contas à ordem “em que o primeiro titular tenha mais de 65 anos e crédito de pensão/reforma inferior a uma vez e meia o salário mínimo nacional, em vigor no início do ano”.

O presidente da instituição Paulo Macedo contabilizou, em Maio passado, que a receita geral das comissões terá de aumentar em 100 milhões de euros até 2020, para cumprir o plano acordado com a Comissão Europeia na recapitalização do banco.

CGD esclarece

Na sequência desta notícia, a Caixa emitiu um esclarecimento onde lembra que a isenção de pagamento de comissão de manutenção para reformados com 65 anos ou mais e com uma pensão até 835 euros “abrange a esmagadora maioria do valor das reformas em Portugal (infelizmente)”.

A mesma nota diz que este ajustamento do preçário, que já aconteceu em toda a banca a operar em Portugal, a Caixa posiciona o seu nível de comissionamento num nível intermédio do mercado português.

“Quem não puder a mensalidade mais barata que é de 2,5 euros na Conta Caixa S, tem à disposição os Serviços Mínimos Bancários que na Caixa Geral de Depósitos são gratuitos”, esclarece.


[notícia actualizada às 12h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Augusto Matos
    27 jul, 2017 Montijo 19:38
    É uma injustiça para todos como a minha mulher que por estar a receber penção como funcianária pública tem a imposição de receber pela CGD esta situação tem de ser revista a bem da democracia e do direito á escolha
  • André Souza
    24 jul, 2017 Vila Pouca de Aguiar 17:53
    O assalto. Mas não conseguimos saber quem foram as pessoas que deixaram de pagar milhões à Caixa, quem foram os responsáveis por essa autorização. É muito mais fácil ir aos bolsos dos portugueses. Os "deputedos" principalmente do PS " fugiram" no dia da votação e César diz: ACONTECE. espero que não tenhamos memória curta para penalizar estes "bandidos" Votamos mas quem os escolhe a dedo sabe bem o que quer. Triste povo este
  • Rute Pereira
    24 jul, 2017 Lisboa 15:58
    E os que infelizmente estão no desemprego (não por querer, mas porque não encontro por mais candidaturas que envie) e não recebo nada? O que acontece a tantos nesta situação, a viver com algum de quem me ajuda...Tenho azar de ter conta na Caixa? Por cada migalha que junto agora me vão ao bolso!? É de ficar indignado/a!
  • Carlos Lopes
    24 jul, 2017 Amadora 14:59
    É muito triste o que os pensionistas estão a passar. No tempo do Salazar, que era um ditador, o dinheiro que depositava-mos, nos bancos, era sagrado e, quando o levantava-mos, vinha acrescido de juros. Agora, que toda a gente enche o peito de orgulho, dizendo que vivemos numa democracia, até os desgraçados dos pensionistas são espoliados de parte das suas magras pensões de reforma sem que o governo se importe com isso. A geringonça está calada quando, antigamente, não se calava a dizer que estava ao lado do povo e não permitia tais abusos. Vamos lá a ver qual o rombo que leva a minha miserável pensão. Neste caso a Caixa G. Aposentações tinha o direito de pagar as pensões diretamente aos pensionistas.
  • Diamantino Constante
    24 jul, 2017 Oeiras 14:32
    Como sempre quem paga são sempre os mesmos. Nao é preciso ter um curso superior ou ser CEO para tomar estas medidas. Estes como os outros nao têm coragem para fazer pagar quem delapidou o património da Caixa e quem autorizou esses financiamentos vergonhosos. São todos farinha do mesmo saco. Por mim mudava ja para os CTT. É que é já a seguir.
  • rui monteiro
    24 jul, 2017 Benfica 13:18
    o zé povinho gosta disto, na altura das eleições parecem cordeirinhos a votar, paguei-me que vou logo a correr pôr a cruzinha no branco
  • xico
    24 jul, 2017 algures 12:43
    Governantes,deputados,gestores,administradores,generais,almirantes,etc etc......são os únicos que se safam e bem nesta republica das bananas,o povo?....é sereno, ou manso demais e gosta de ser abusado.
  • SÓCRATES E VARA
    24 jul, 2017 Lx 12:27
    A banca na versão das esquerdas...Há que pagar os desmandos e a roubalheira do Pinto de Sousa, Vara e outras figuras gradas do Socratismo e do socialismo...Viva a roubalheira dos xuxas que é melhor que a dos Loureiros e do Salgado...Este país é só rir e chorar com tanta miséria moral...Começo a ter saudades do Beirão de que todos gostavam... Carrega Macedo pois os geringonços pensam que só os contribuintes pagam os desmandos mas têm que ser os clientes da banca pública...
  • VICTOR MARQUES
    24 jul, 2017 Matosinhos 11:51
    "Quem dá aos podres, empresta a Deus", uma máxima muito antiga. Actualmente, há outra: "QUEM PÕE DINHEIRO NOS BANCOS...DIZ ADEUS!!!...
  • Manuel
    24 jul, 2017 Lisboa 11:27
    Como é PCP e BE vão permitir isto. Já são partidos capitalistas. Vocês andam a enganar as pessoas

Destaques V+