Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo admite alívio de IRS ​para famílias do segundo escalão

07 jun, 2017 - 13:01

O segundo escalão abrange as famílias com rendimentos anuais entre os 7.091 e 20.261 euros.

A+ / A-

O ministro das Finanças admitiu esta quarta-feira que está a estudar para o Orçamento do Estado (OE) de 2018 uma medida que garanta algum "alívio fiscal" às famílias de menores rendimentos, nomeadamente as que integram o segundo escalão do IRS.

"É comummente aceite que as famílias de menores rendimentos, em particular no segundo escalão [de IRS], têm uma taxa marginal de imposto muito elevada. Estamos a desenhar uma medida que vai ao encontro de uma necessidade de alívio fiscal nesse intervalo de rendimentos", declarou Mário Centeno.

O governante respondia, na sede do PS, em Lisboa, a perguntas que os internautas iam fazendo nas redes sociais Twitter e Facebook.

Centeno reconheceu que estão a ser preparadas para o orçamento do próximo ano "alterações ao nível do IRS que poderão passar pela criação de novos escalões".

E concretizou: "É importante perceber como podemos melhorar" a situação fiscal portuguesa "para enfrentar as dificuldades" que a política do fisco e dos impostos possa resolver.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    07 jun, 2017 palmela 19:33
    De um momento para o outro os ricos ficaram pobres ! A geringonça diz que vai tudo bem o presidente da republica convive com esta pobreza repentina dos ricos ,fingido que se preocupa com a pobreza dos dos pobres!
  • rosinda
    07 jun, 2017 palmela 18:13
    Ainda bem que eu gosto de amontoar revistas ! Fortunas e negocios"agosto de 1998 A capa tem a tem a cara de 22 homens dos 177 mais ricos de portugal! Entre os 22 encontra-se dois ou tres que ninguem sabe o que foi feito da fortuna deles ricardo espirito santo silva ,e ricardo salgado ? Horacio roque tambem faz parte da lista!
  • ANTONIO GONCALVES FE
    07 jun, 2017 Queijas 18:02
    Criticaram o chamado brutal aumento do IRS do Ministro Victor Gaspar, mas lá abdicar do aumento isso é que não, pois sabem bem que não há solução para isso.
  • Manuel Cerqueira
    07 jun, 2017 Mirandela 17:38
    E se te fosses catar.Vergonha! Este escalão até devia estar isenta.Divide 20.000 por 12 Meses mais 2.logo 14 e vê quanto dá por mês e isto se for só uma pessoa.E se for um casal.Vergonha.Acha que são tendimentos de quem vive na Europa. Olhe lá para fora.Quem tem este rendimento.Ninguém.Roubem menos a esta gente e vejam o que se passa nessas grandes empresas que com ajuda do estado desaparecem com milhões.
  • Sara
    07 jun, 2017 Lisboa 17:12
    e as familias que estão entre os 20270 e 30000, que descontam tanto como nos escalões em cima, em que metade do ordenado vai para pagar os vossos excedentes e afins , trabalha-se apenas para não ter nada....para ver no final do mes, o dinheiro com que voces ficaram, mas os funcionários públicos já tem direito a tudo, alguém nos ajude...quem leva este pais para a frente não são vocês, é nosso dinheiro, os impostos que pagamos.
  • Pedro Godinho
    07 jun, 2017 lisboa 17:07
    Senhor Ministro, mas a necessidade de alívio fiscal é de agora? Então só a partir de 2018 é que o 2º escalão passa a ter uma taxa mais justa? Então e em 2016 e 2017, orçamentos da sua responsabilidade, nada foi feito? A receita deu muito jeito, não foi..?
  • CENTINO
    07 jun, 2017 Lx 16:28
    E onde vai buscar o dinheirito kamarada Centeno? A dívida pública sobre, a despesa do SNS é posta para debaixo do tapete como acontecia no tempo do Sr.Pinto de Sousa, vulgo Sócrates,...e assim vamos cantando e rindo com tanta propaganda barata deste pantomineiro e do mestre da ilusão chamado Kosta...
  • rosinda
    07 jun, 2017 palmela 15:07
    A Van dunem e igual a centeno nenhum dos dois presta!

Destaques V+