Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD saúda crescimento, mas diz que o mérito é do anterior governo

15 mai, 2017 - 14:28

A deputada social-democrata Inês Domingos atribui o melhor crescimento da década da economia portuguesa às medidas do governo liderado por Passos Coelho.

A+ / A-

O PSD saudou, esta quinta-feira, o crescimento de 2,8% da economia portuguesa no primeiro trimestre de 2017, mas salientou que esta se deve às reformas realizadas pelo anterior executivo (PSD/CDS).

“Estamos contentes com a recuperação do PIB (Produto Interno Bruto) neste trimestre que se deve às reformas realizadas pelo anterior Governo, à conjuntura internacional e na União Europeia mais favoráveis”, disse à agência Lusa Inês Domingos, do PSD.

A deputada social-democrata reagia à divulgação dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) segundo os quais a economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 1%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para os sociais-democratas, os valores reflectem “o esforço das empresas e das famílias que levaram a economia para a frente, apesar de o Governo ser inerte e ter revertido reformas”.

A parlamentar lembrou que, em 2016, o crescimento foi menor do que em 2015, referindo que tal “é inaceitável.

“Esperamos que a economia continue a crescer a um ritmo superior a dois por cento para tentar recuperar uma parte do que foi perdido", disse Inês Domingos.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas aos primeiros três meses deste ano, divulgadas hoje pelo INE, o PIB aumentou 2,8% em volume no 1.º trimestre de 2017, em termos homólogos, depois de no trimestre anterior ter registado uma variação homóloga de 2%.

Este desempenho trimestral homólogo é, assim, o mais positivo dos últimos 10 anos, já que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    17 mai, 2017 Lisboa 19:38
    Ora aí está o PSD no seu melhor...com a sua mega latosa do tamanho da lua...
  • Jorge 2º
    16 mai, 2017 Sintra 12:49
    A. Costa é o melhor e mais popular Primeiro-Ministro pós 25 de Abril! Que Deus lhe dê muita saúde, para continuar dar esperança a Portugal e aos portugueses, nomeadamente aos mais desfavorecidos que o anterior governo ignorou por completo.
  • Jorge
    16 mai, 2017 Seixal 11:46
    Reformas??? As reformas do psd quase levaram as famílias e o país à falência e agora vêm dizer que foram eles os salvadores da Pátria. Qualquer bando de gatunos tem mais bom senso que estes vigaristas. Cambada de hipócritas.
  • josé Guimarães
    16 mai, 2017 Valongo 09:34
    Este Senhor "Pinóquio" não tem emenda nem vergonha na cara. A Senhora Lê Pen levou com ovos e, este senhor vai escapando a tudo isso. Chefiou o governo mais anti-social da história de Portugal nas aparece sempre com o seu cinismo e mentiras Como diz o povo "já foste". Jamais este senhor tem condições para voltar a tirar o pão da boca a milhões de portugueses. Muito mais poderia referir, mas este senhor não merece. Tenha vergonha senhor Passos!!! Qualquer humilde e simples cidadão tem muito mais bom senso e saber do que o Senhor. Temos pena!
  • Pedro
    15 mai, 2017 Madeira 19:14
    ~´o Logo de um partido que só provocou Desgraça e pobreza e Desemprego.O PSD tem uma grande lata .Só de pensar que já votei no Partido . Não tenho tenho palavras.
  • Manuel
    15 mai, 2017 18:53
    "2,8%: o "xeque-mate" à narrativa" do PSD ..
  • este PSD
    15 mai, 2017 lx 18:41
    capitaneado por rapazolas de elevada desonestidade intelectual, devem pensar que os portugueses são todos estúpidos! Era só o que faltava!... Agora a gabarem-se dos feitos dos outros! Esta seita de rapazolas, xico-espertos, não se enxerga e é o vale tudo! Afinal o que é que esta cambada tem para apresentar de credível? ZERO!
  • RIB
    15 mai, 2017 PORTO 18:37
    As reformas para o psd significa mais desemprego, mais precariedade, mais falências de pequenas e médias empresas, fecho de escolas, aumento de impostos, perda de habitação própria, aumento de novos ricos, aumento de grandes grupos económicos, ameaça de que o próximo dia será pior do que hoje, etc...
  • Jorge
    15 mai, 2017 Sintra 18:24
    Estávamos todos à espera, que a direita ( eles )dissessem isso! Eles ficaram foi GAGOS! Estão perdoados! O P.S. não bate mais..
  • João Pedro
    15 mai, 2017 Queluz 18:03
    Quando o ridículo pagar imposto o PSD vai ser o salvador da Pátria.

Destaques V+