Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Ulrich deixa presidência executiva do BPI

08 fev, 2017 - 18:10

Banqueiro deixa o cargo fim de 13 anos e passa a presidente do conselho de administração.

A+ / A-

O presidente da comissão executiva do BPI, Fernando Ulrich, vai abandonar o cargo que desempenhou nos últimos 13 anos, anunciou esta quarta-feira o banco. Pablo Forero será o novo CEO da instituição.

A notícia é conhecida no dia em que os catalães do CaixaBank garantiram o controlo de 84,5% do BPI, em resultado da oferta pública de aquisição lançada no ano passado.

"Fernando Ulrich comunicou ao conselho que não pretende manter-se naquele cargo no próximo mandato", revela o BPI em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fernando Ulrich vai assumir as funções de presidente do conselho de administração, que até agora era desempenhadas por Artur Santos Silva, que também comunicou que não pretende continuar no próximo mandato.

Artur Santos Silva será o novo presidente honorário do BPI e responsável pela nova comissão do conselho de administração dedicada à responsabilidade social.

A próxima administração do BPI vai ser eleita na próxima assembleia geral, prevista para 26 de Abril.

O futuro homem forte do BPI será Pablo Forero, actual director-geral do CaixaBank. "Em 2013 foi nomeado Director Geral de Riscos, cargo que ocupou até Dezembro de 2016. Dispõe de uma ampla experiência internacional, tendo trabalhado durante 11 anos em Londres como responsável directivo da sociedade JP Morgan Asset Management, onde esteve envolvido na experiência de integração Chase/JP Morgan", refere o banco.

"José Pena do Amaral, Pedro Barreto, João Oliveira Costa, Alexandre Lucena e Vale, AntónioFarinha de Morais, Francisco Manuel Barbeira, Ignacio Alvarez Rendueles e Juan Ramon Fuertes", são os restantes elementos da próxima omissão executiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joa
    09 fev, 2017 Lisboa 08:36
    Está por apurar a suposta lavagem e branqueamento de biliões nesse banco e noutros, supostamente provenientes dos tremendos roubos das riquezas de Angola, angolanos e muitas outras pessoas e entidades, através de grande corrupção, desgovernação, abusos de poder, violações de direitos humanos! Como é que desgovernantes que ganham 4 mil dólares têm fortunas de 40 Milhões de dólares no estrangeiro, quando também só se pode transferir 60 mil euros ao ano?! Eram precisos mil anos! Como é que uma fulana filha do tirano cujo negócio era um bar na ilha de Luanda é a mais rica de África?! A Justiça Internacional e as autoridades internacionais estão à espera do quê para os deter e confiscar as fortunas ilícitas?! Justifica-se um Mega Processo para o caso de Angola, do tipo "Lava Jato...a petróleo". Já chega de impunidade, injustiça e crime internacional do pior!
  • O Zé
    08 fev, 2017 Lx 22:47
    É pela competência demonstrada na administração do BPI....aguenta... aguenta já fostes.... Se fosse bom teria lugar de presidente... mais um richiardi....
  • dino
    08 fev, 2017 faro 22:24
    Tem 65 anos, quer trabalhar muito e menos stress (?????) aguenta, aguenta. Um labrego de esperteza saloia. Classic
  • h'ocanhão
    08 fev, 2017 Vila Real 22:12
    Ele, aguenta...aguenta!..
  • pretoGUES
    08 fev, 2017 PRETOlandia 21:59
    ai aguenta aguenta, agora aguentas tu!
  • Manuel Rapazote
    08 fev, 2017 Lisboa 21:42
    Eu bem disse aqui ha algum tempo que o " aguenta, aguenta" lhe Ía sair o Euromilhões com esta venda aos Espanhóis.Aqui está o premio pelo estilo e jogo de cintura.O outro que esteve 3 meses também vai ser contemplado com algum prêmio por estar por dentro dos podres da CGD e dos bons casos e agora os nossos hermanos ficam a saber tudo sobre o único banco do Estado Português.
  • fanã
    08 fev, 2017 aveiro 19:01
    Ira ele aturar Isabel Santinha ????.........................Aí aguenta aguenta !!!!!
  • fanã
    08 fev, 2017 aveiro 18:53
    Ira ele aturar Isabel Santinha ????.........................Aí aguenta aguenta !!!!!

Destaques V+