Tempo
|
A+ / A-

Lone Star convidada a negociar compra do Novo Banco

04 jan, 2017 - 23:58

Banco de Portugal considera que fundo norte-americano é o "mais bem colocado" para adquirir as acções do Novo Banco.

A+ / A-

Veja também:


O fundo de investimento norte-americano Lone Star foi convidado para negociações de compra do Novo Banco, anuncia o Banco de Portugal.

A Lone Star é a entidade "mais bem colocada" para comprar o Novo Banco e vai ser convidada para um "aprofundamento das negociações", avança a instituição liderada pelo governador Carlos Costa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A proposta da Lone Star é a melhor para a "estabilidade do sistema financeiro e o reforço da confiança no futuro do Novo Banco", mas "apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações que agora se inicia".

O Banco de Portugal sublinha que não está excluída uma melhoria das propostas apresentadas por outros interessados, nomeadamente a Apollo e Minsheng.

A posição do banco central vai ser analisada pelo Governo no conselho de ministros desta quinta-feira.

O Novo Banco foi criado no início de agosto de 2014 na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

Em 3 de Agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), depois de a instituição ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado “banco mau”, um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas.

No “banco bom”, o banco de transição designado de Novo Banco, ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos.

Em Dezembro de 2015 foram prolongadas as garantias estatais ao Novo Banco e a data limite para a sua venda foi estendida, por acordo com a Comissão Europeia, até agosto de 2017.

A instituição financeira está em processo de venda. Entre os concorrentes estão os fundos chinês China Minsheng e norte-americanos Lone Star e Apollo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    05 jan, 2017 Lisboa 12:15
    Por alguma coisa os amaricães treinaram e financiaram tantos piolhosos contra o Dr. Oliveira Salazar !

Destaques V+