Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Volkswagen corta 30 mil postos de trabalho até 2021

18 nov, 2016 - 08:32

A Alemanha e o mercado norte-americano vão ser os mais afectados pela medida.

A+ / A-
​Volkswagen corta 30 mil postos de trabalho até 2021
​Volkswagen corta 30 mil postos de trabalho até 2021

A Volkswagen e os sindicatos do sector chegaram a acordo para cortar 30 mil postos de trabalho no universo da construtora alemã, num esforço para poupar quatro mil milhões de euros.

Os detalhes deste acordo devem ser revelados esta sexta-feira, mas já se sabe que mais de dois terços dos cortes serão feitos na Alemanha (23 mil). Os restantes devem verificar-se na América.

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters, não tendo ainda sido confirmada pela empresa.

O grupo alemão, que emprega mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, toma esta decisão ainda na sequência do escândalo sobre a manipulação do registo de emissão de gases com efeito estufa.

Em Setembro de 2015 rebentou o escândalo da manipulação de emissões poluentes pela Volkswagen, estimando-se que em todo o mundo tenham sido afectados 11 milhões de veículos pela fraude cometida pelo grupo, dos quais oito milhões na Europa (em Portugal são 125.491 veículos).

Nos Estados Unidos, o construtor alemão prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil milhões serão para a indemnização directa dos proprietários afectados, enquanto, na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer verba.

Em Portugal, a associação de defesa dos consumidores DECO fez saber que avançou com um processo judicial contra a empresa alemã.

Contudo, os trabalhadores da Autoeuropa não só não vão ser afectados como vão ter mais trabalho. A confirmação de que empresa de Palmela não vai ser afectada pelos cortes foi dada à Renascença pela comissão de trabalhadores. António Chora garante que no próximo ano terão mais trabalhadores e a produção de um novo carro.

Várias marcas automóveis ficaram sob suspeita após o escândalo da Volkswagen, que rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados por esses motores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amadeu Lisboa
    18 nov, 2016 A-dos- Cunhados 12:29
    A VW enganou os cliente e os Estados onde venderam os carros. O prejuizo foi para os Estados que deviam penalizar as vendas em função de maior indice de poluição. Quanto a mim, a VW devia indeminizar os Estados e não os clientes pois estes continuam a usar os carros

Destaques V+