Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Toda a gente vai pedir responsabilidades ao Governo", diz Marques Mendes sobre a Caixa

14 nov, 2016 - 00:22

Comentador da SIC dá mais uma semana para a polémica da Caixa se resolver. Se isso não acontecer, o Executivo vai ter de responder.

A+ / A-

Luís Marques Mendes considera que a próxima semana é decisiva para a situação da nova administração da Caixa Geral de Depósitos. O comentador da SIC refere que, se o caso não se resolver nos próximos dias, todos vão pedir responsabilidades ao Governo.

“Acho que o Governo anda a tentar passar por entre os pingos da chuva porque há duas posições no Governo sobre esta matéria. Agora, se este assunto não se resolver o mais tardar na próxima semana toda a gente vai pedir responsabilidades ao Governo. Porquê? Porque é o Governo que é a tutela da Caixa, é o representante do accionista, foi o Governo que escolheu aquelas pessoas e então é o Governo que tem de dizer àqueles senhores que ou apresentam as declarações e ficam ou não apresentam as declarações e saem”, considerou.

Marques Mendes acrescenta que o ministro das Finanças entrou num silêncio comprometedor e “está profundamente fragilizado”.

“Mário Centeno está em muitos maus lençóis, está profundamente fragilizado. Foi ele que criou esta confusão ao ter feito o tal acordo com António Domingues. Foi desautorizado por toda a gente: o primeiro-ministro, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pelo Presidente da República, por Carlos César, pelo Bloco, pelo PCP e, já agora, também pelo Tribunal Constitucional. E, finalmente, porque está num silêncio comprometedor”.

O Tribunal Constitucional já notificou os novos administradores da Caixa Geral de Depósitos para que entreguem as declarações de rendimentos e património, coisa que a equipa de António Domingues se tem recusado a fazer alegando que o Governo de António Costa tinha retirado o banco público do estatuto do gestor público.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Um cancro
    18 nov, 2016 Espinho 08:34
    Este problema já vem do passarolas que pretendia vender a Caixa. Agora fala muito . mas o que ele fez nada foi.Aquilo é uma instituição pública . Não se destina a banqueiros que querem ganhar balúrdios. Os governos é que são os culpados, porque admitem estes princípios que aos olhos dos portugueses são um verdadeiro escândalo. Aqueles lugares são para concurso público a quem os governos exigirão responsabilidades . Caso contrário o mal fica e aumenta . Com o andar dos tempos os governantes seguirão o exemplo que deram a outros bancos que foram vendidos por uma tuta e meia a estrangeiros. Com isto só demonstramos incompetência e ignorância .
  • 15 nov, 2016 12:25
    O episódio dos administradores da Caixa Geral de Depósitos, que se recusam a apresentar as respectivas declarações de rendimento e património, constitui um flagrante atropelo à democracia, por parte deste governo da geringoncia , que já devia ter sido demitido , em nome e por imperativo da transparecia legal.
  • vaca voadora
    14 nov, 2016 Santarém 22:30
    Pelos vistos começam a atirar-se as culpas para o senhor Centeno quando inicialmente se ouviu dizer que o acordo entre os novos administradores e o governo tinha sido feito pelo senhor Costa, este por seu lado com arte de Sócrates de quem foi fiel discípulo com o seu sorriso matreiro sacode a água do capote como se nada lhe diga respeito, entretanto com todos estes episódios quando a novela chegar ao fim já a CGD se ainda existir vai precisar de nova dose de injeção de capital para poder sobreviver a tanta turbulência.
  • Matilde Lucena
    14 nov, 2016 Oeiras 19:28
    ó rapaz que medes pouco mais de um metro, e és um braço des(armado) do novo Presidente.Lá estás tu na tua senda de quereres tal como o teu marcelo correr com o Passos.Ainda ontem à noite na TV, mais uma canelada, afinal o PSD/CDS não fazem oposição.Como queres que façam com a geringonça.Levam sempre para trás.Estarem a falar para a parede, não acho ser o que Passos e Cristas querem.Talvez tu e o teu patrono no conselho de estado gostem disso,mas homens e mulheres com mais altura não gostam disso.Vai batendo, talvez consigas derrubar quem mais lutou por este País para o tirar da banca rota, e mais, nunca houve uma situação tão grave depois de Abril 74 como esta de não haver dinheiro para pagar salários.Se fosses tu e teu padrinho os funcionários públicos e o outro Povo teriam passado fome e teriam passar horas à porta do supermercado para comprar os alimentos.Como vez na América Latina quando não há dinheirínho para comprar aquilo que dentro do País não há.Por isso, um conselho CRESCE E APARECE, e mais, homens como Passos há poucos neste País e por isso há que os eliminar politicamente para as ditas " máfias" prosperarem.E mais as figuras como tu e teu patrono não terem pessoas que os contrariem.
  • o bruxinho de Fafe
    14 nov, 2016 lis 16:00
    no seu melhor!...Que "conselheiro" de Estado!
  • COSTA ILUSIONISTA
    14 nov, 2016 Lx 15:12
    O Filipe Cunha acredita no Pai Natal e mistura alhos combugalhos.A gestão da Caixa foi feita pelo Vara, esse grande socialista do venha a nós e pelo Santos Ferreira e deu no que deu. O anterior gestor não falava em 5 mil milhões de injecção de capital e dizia que a CGD tinha capital suficiente...Porquê os 5 mil milhões de capital? O pantomineiro do Costa e o seu Ministro das trapalhadas chamado Centeno nada dizem sobre esta colossal injecção de caroço pela populaçã no banco público.Onde está a auditoria à Caixa? Na gaveta? Porquê? Agora são os gestores...Costa promete não ser necessário avançar com as declarações e agora foge com o rabo à seringa...Um verdadeiro ilusionista que quer escapar entre os pingos da chuva..Um pantomineiro do pior e um populista rasteiro....Os gestores vão bater com a porta porque têm decência coisa que o derrotado Costa nem sabe o que é....O Centeno vai ser a cabeça a sacrificar pelo derrotado Costa....
  • graciano
    14 nov, 2016 alemanha 12:15
    nao entendo entao o homem por ser pequeno nao tem o direito de dizer a verdade de dizer aquilo que a maioria do povo penssa entao o que e que o governo anterior tem haver com as decissoes deste governo o luis tenho visto que sempre que alguem diz algo que seja contra este governo vens logo criticar --porque --qual o teu tacho neste governo---devemos deitar fora a nossa cor clubista e dizer a verdade e a verdade e que nao se justifica o que este governo esta a fazer fazendo leis de ocasiao e a medida de cada um e todos sejam de esquerda ou de direita sejam pequenos ou grandes teem o direito de dizerem o que penssam nao e por o homem medir um metro e cinquenta que tem menos direitos que aquele que tem 2 metros
  • Filipe Cunha
    14 nov, 2016 Ovar 08:08
    Ao governo mas ao anterior, o da PAF, que sabia do buraco na Caixa e NADA fez. Mais uma prenda do Passos Coelho para o Zé pagar.
  • joao123
    14 nov, 2016 lisboa 07:26
    Pedir responsabilidades ao governo actual? Mas a culpa não foi dos governos anteriores, do Brasil e de Angola por estarem a comprar menos produtos Portugueses, etc...?
  • Luis
    14 nov, 2016 Lisboa 06:45
    Quem é este meia leca? Que cargo politico é que desempenha? Quem é que o elegeu? Ah, não passa de um papagaiozito que tem direito a ter a sua opinião. Ah, então como ele somos milhões. Não o levem a serio pois todos sabemos do que é que ele anda à procura.

Destaques V+