Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa promete recapitalização da Caixa dentro do calendário previsto

14 nov, 2016 - 16:55

Declarações do primeiro-ministro em Madrid. Sem referências à questão das declarações de rendimento e património dos administradores.

A+ / A-

O primeiro-ministro assegura que o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos será concluído dentro do calendário estabelecido.

Costa deixou esta garantia em Madrid, no final de um encontro com o presidente do Governe espanhol, Mariano Rajoy, afirmando que "esse plano está a decorrer normalmente, está em curso e será concluído no calendário que está previsto”.

António Costa não se referiu à polémica da eventual demissão de alguns administradores do banco publico por causa das suas declarações de rendimento e património, mas garantiu que o calendário da sua recapitalização está a ser cumprido.

Noutro plano, Costa assegurou que o Governo está a trabalhar para que a banca portuguesa se apresente forte: "Estamos a sair de uma fase de instabilidade do nosso sistema financeiro e estamos a concluir um trabalho, juntamente com o Banco de Portugal, para termos uma solução sistémica, de modo a termos uma banca que permita que a politica monetária do BCE seja devidamente transmitida à economia."

O primeiro-ministro português fez questão de apontar o bom exemplo de Espanha, na abordagem às dificuldades do sistema financeiro: "A prioridade que foi dada à resolução do problema bancário é um das explicações para o forte crescimento que a economia de Espanha está a ter."

Contra o populismo

No final do encontro que manteve com o seu homólogo espanhol, o primeiro-ministro português revelou que a Cimeira dos países mediterrânicos da União Europeia marcada para o final de Janeiro, em Lisboa, dará um importante contributo ao combate ao populismo, "para enfrentar os populismos e as derivas proteccionistas, para enfrentar os que exploram a insegurança do cidadão comum em relação ao futuro é preciso uma Europa forte”.

Nem Costa nem Rajoy se quiseram pronunciar sobre os primeiros encontros do Presidente eleito dos Estados Unidos com responsáveis políticos próximos da extrema-direita, mas o primeiro-ministro português manifestou o desejo de que a Europa mantenha relações de excelência com os Estados Unidos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • martins
    15 nov, 2016 dortmund 12:07
    apenas digo fartei me de rir com esta foto e digo te fernando pereira muito bom o teu comentario assino e acrescento quando alguem precisa de mamar como o costa precisa mama em tudo que tenha teta e vejo nesta foto que ele esta a olhar para o peito do amigo mas o amigo nao tem mama ou sera que tem kkkk
  • antonio
    14 nov, 2016 Portugal 21:09
    Também escandaloso é que antonio costa disse aos gestores que convidou que não tinham de apresentar declarações e agora faz de conta que não foi com ele. Que grande canalha.
  • Fernando Pereira
    14 nov, 2016 Sintra 19:03
    Que linda figura costa! Pareces um bebe chorou nos braços do 1º ministro eleito em Espanha e do PP.Julguei que não gostavas das caricias da direita,mas afinal gostas, mas só em Espanha.Aqui gostas mais de encostar a cabeça no regaço da catarina, ao menos parece sempre uma almofada.E também andar por ali, alimentas-te bem e dás tudo que ela te pede. E ela corre logo anúnciar a todos os ventos,costa cedeu! Em vez de ficares erecto ficas curvo e depois ela fica raivosa e obriga-te a pagar a factura.Segredos,claro segredos.E assim é que as actrizes de feira actuam.Quando era jovem e aparecia uma catarina para repousar no seu regaço, eram bichas de amigos meus para provar. Por isso costa de tanto encostares já deves andar cansado e agora agarraste o Rajoy que te faz cócegas com as barbas e ficas com mais "pica" para no regresso dizeres que a direita afinal tem um bom regaço.
  • Eborense
    14 nov, 2016 Évora 18:51
    Mentiroso, Trafulha, Incompetente e Oportunista.
  • Zé Povinho
    14 nov, 2016 Lisboa 18:48
    recapitalizar a caixa, para pagarem aqueles salarios multimilionarios aos gestores que nem querem declarar quanto ganham, só para fugir ao fisco? Nem pensar!!!!
  • Lusitano
    14 nov, 2016 Viseu 18:11
    A culpa não é do Sr. Costa, mas sim dos contribuintes, que piam muito e pagam sempre. Por isso o Sr. Costa não tem culpa, no lugar dele qualquer outro faria o mesmo. Além disso todos aceitaram a geringonça sem protestos e muito caladinhos. Portanto até ficarem todos depenados, roda o disco e toca o mesmo!
  • manuel da grila
    14 nov, 2016 nrudeircdre2c 18:09
    Bem me parecia que a cara deste gajo nao me era estranha. Foi no ISEG durante o PREC (1974/75) quando havia por lá só cartazes de RGE e RGAs e havia magotes de gajos do MRPP, UDP, PCPml por todo o lado, nao havia aulas, e a tarefa destes grupos era sanear profs ditos fascistas. Tinha um amigo que se matriculou no 1º de economicas antes de 74, e em finais de 74 fomos jantar á cantina do ISEG, e ele foi á secretaria para renovar a matricula no 1º ano, surpresa!!, já estava no 3º ano, só lhe faltavam 2 para acabar o curso sem nunca ter lá posto os pés. E foi assim com centenas, senão milhares, que acabaram os cursos com passagens administrativas ou apto e nao-apto. Muitos destes gajos andam agora no ps,psd,cds e acupam hoje altos cargos de administração.
  • Rui
    14 nov, 2016 Lisboa 18:03
    O plano da CGD vai avançar com ou sem declaração de rendimentos e isso é que importa não falam mais nada do que tretas e malabarismos de bastidores que são o pão nosso de cada dia com Costa ou sem Costa...em relação ao populismo a situação e mais complexa do que parece pois o sistema económico financeiro criou milhões de escravos pelo mundo fora não é o mesmo que dizer que não há nada no meio...
  • maria merces
    14 nov, 2016 santarem 18:02
    Mais uma ..... o que é que o nosso Tó Costa, não promete ????? Só não promete dar à sola e deixar governar quem lá devia estar e que tinha esse direito . Haja paciência para esperar ..... Mas que vai dar-se mal vai ....
  • emanuel
    14 nov, 2016 Santarem 17:59
    Falou sobre a recapitalização, OK tubo bem, agora querem que fale da novela dos administradores, haja pachorra. Sr.TUGA, acerca dos ordenados olhe que o Vendedor de Banha da cobra Sérgio Monteiro também saca 30 mil por mês.

Destaques V+