Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: "Garantias dadas à Administração da Caixa foram todas cumpridas"

12 nov, 2016 - 11:17 • João Carlos Malta

Em declarações aos jornalistas sobre a Caixa Geral de Depósitos, o primeiro-ministro disse acreditar que a capitalização vai ser feita e "espera que com esta administração".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu este sábado que todas as garantias dadas à nova equipa de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) foram cumpridas e aceites pelo Tribunal Constitucional, pelo Governo e pelo Presidente da República.

“As únicas garantias que deviam ser dadas [à administração da CGD] foram as que foram dadas e cumpridas”, disse António Costa aos jornalistas.

O chefe do Governo voltou a salientar que António Domingues e a equipa que lidera devem cumprir as suas obrigações e que deve ser o Tribunal Constitucional a garantir que são cumpridas. “Ninguém está acima da lei”, referiu.

Mas salientou também que a administração da Caixa Geral de Depósitos tem o direito de “defender os direitos que entendem ter”.

Segundo o Expresso deste sábado, Costa e Marcelo Rebelo de Sousa já pensam em alternativas a António Domingues. O semanário noticia que circulam nomes como os de Paulo Macedo (ex- director-geral de Impostos e ex-ministro da Saúde), Nuno Amado (presidente executivo do BCP) e Carlos Tavares (presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Costa excluiu a hipótese de existência de um plano alternativo para a CGD e disse que os jornalistas têm uma obsessão por planos B. “Não há nenhum plano B para a Caixa. Não há razão para polémica”, garante.

Para o líder do Governo socialista, o que é importante é que o plano de capitalização da CGD se concretize, mas não deu certezas de que seja com António Domingues ao leme. “Espero que [a capitalização] seja com esta administração”, disse apenas.

O primeiro-ministro entende que o mais importante, no caso da CGD, foi alcançado pelo Governo. Ou seja, garantir um plano de recapitalização pública, “algo que muitos não acreditavam ser possível".

Passos acusa Costa de falta de liderança

O líder do PSD acusou o Governo de querer "lavar as mãos" da polémica relativa à recusa dos administradores da Caixa em entregarem as declarações de rendimentos, considerando que é um problema do Governo e não da Justiça.

"Foi o Governo e o primeiro-ministro que fizeram a lei e convidaram a administração, não pode agora [António Costa] lavar as mãos e dizer que isso é com a Justiça. Isso é com ele, é com o Governo, não pode ser de outra maneira", defendeu o presidente social-democrata, Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à entrada de um encontro da "Trilateral Commission", que decorreu num hotel de Lisboa.

Momentos antes, o primeiro-ministro, António Costa, que também participou no encontro da "Trilateral Commission", tinha tido à comunicação social que é ao Tribunal Constitucional que cabe fiscalizar se a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) cumpre as suas obrigações.

(notícia actualizada às 14h35)

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Pinto
    13 nov, 2016 Lisboa 15:22
    Tanta imbecilidade.Primeiro os covardes é que se nâo identificam..Por isso merecem desprezo. Re Es Es .
  • Carlos Pinto
    13 nov, 2016 Lisboa 15:22
    Tanta imbecilidade.Primeiro os covardes é que se nâo identificam..Por isso merecem desprezo. Re Es Es .
  • paulo nogueira
    13 nov, 2016 lisboa 12:48
    Parole, parole, parole...
  • José
    13 nov, 2016 Sintra 11:37
    Engraçado, muita gente sabe que foi feito um acordo e sabem o que lá está escrito! Onde posso ler tal acordo?
  • joao123
    13 nov, 2016 lisboa 06:03
    Com o PS a culpa é sempre " dos outros" ...
  • COSTA PINÓQUIO
    12 nov, 2016 Lisboa 18:53
    Havia um pinóquio na política portuguesa a quem tiraram o tapete depois de nos deixar na bancarrota. Agora vem este Sr. Costa dar-nos música sobre a CGD como se os tugas fossem parvos...Um demagogo, um vendedor de ilusões e da banha da cobra.Claro que a questão da CGD está mal explicada e o silêncio dos gestores contratados é ensurdecedor e deixa mal o PM que tenta sacudir a agua do capote e passá-la ao seu Ministro Centeno, o elo mais fraco do desgoverno da geringonça... O povo merece respeito Sr Costa e deve explicar bem explicadinho o que se passou que garantias foram dadas aos gestores e a forma como vai ser feita a recapitalização.O Sr. Costa será o segundo Pinóquio dos governos socialistas e também nso vali levar a novo resgate,Resta esperar até 2017...
  • Maria Mercês
    12 nov, 2016 Santarém 18:41
    Mas ainda alguém se admira que o "Governo" esteja a lavar as mão do problema da CGD ? Não tem chegado todo o mau desempenho desta Geringonça para ver que tudo o que lhes for imputada responsabilidade , fogem ..... com o c.... da seringa ? Tipicamente esquerdas que nunca souberam manter um Pais no bom caminho.. Para conseguirem gestores para a CGD, aceitaram tudo o que eles exigiram, desde os salários milionários que ofendem os portugueses, como também deixar que ocultem informação relativa aos seus rendimentos e sua proveniências. Dava jeito se não tivesse havido alguém a questionar a situação. Agora .... o Sr. Autoproclamado 1º Ministro, diz que nada tem a ver com isso. Aqui mostra quanta irresponsabilidade está neste governo .Vamos a exigir que apresentem o que deve ser e os salários para baixo.
  • joa
    12 nov, 2016 Lisboa 18:18
    Esse indivíduo é uma tremenda desilusão, onde está a tal justiça, moralidade, igualdade de que fala ou falou, quando é conivente com os salários milionários inaceitáveis dos gestores e administradores públicos, quando impõem cortes e sacrifícios aos portugueses com salários de 800 euros em média?! Devia ter aprovado lei para por ordem nesse fartar vilanagem ao limitar esses salários, indexando-o ao do 1º ministro. 1º ministro que se está a revelar uma deceção e é mais do mesmo, falta de transparência, "convites" em vez de ser por concurso! Não há uma equipa de quadros do estado que possa ser formada e requisitada para gerir um banco?!! Algo de muito errado se passa! Esse indivíduo é uma tremenda desilusão, onde está a tal justiça, moralidade, igualdade de que fala ou falou quando é conivente com os salários milionários inaceitáveis dos gestores e administradores públicos?! Quando devia ter aprovado lei para por ordem nesse fartar vilanagem ao limitar esses salários, indexando-o ao do 1º ministro. 1º ministro que se está a revelar uma deceção e é mais do mesmo, falta de transparência, "convites" em vez de ser por concurso! Não há uma equipa de quadros do estado que possa ser formada e requisitada para gerir um banco?!! Algo de muito errado se passa!
  • COSTA BOBO DA CORTE
    12 nov, 2016 lx 18:10
    Este Costa faz lembrar o mitómano e mentiroso compulsivo do Sr. Sócrates..:Um populista e demagogo do pior.Seria bom q explicasse que garantias foram dadas por si e pelo seu governo aos gestores da CGD pois o Sr. mente com quantos dentes tem.Ainda não percebeu que anda a mentir ao povo que vai ter que pagar a CGD... Mais devia explicar a quem paga como vai ser feita a recapitalização e como vai arranjar o dinheiro para isso em vez de andar a sacudir a àgua do capote...Já sabemos que é um vendedor da banha da cobra, demagogo e aldrabilhas.Mas tem que explicar quem, como o povo, vai pagar as asneiras do Vara, Santos Ferreira e outros bandalhos que geriram a CGD. O SR. COSTA É UM VERDADEIRO PANTOMINEIRO, CHEIO DE TRUQUES PARA ENTRETER O PAGODE....UM TRUMP TUGA NO SEU MELHOR....
  • COSTA PANTOMINEIRO
    12 nov, 2016 Lx 18:03
    Não parece que assim seja Sr. Costa pois a coisa está mal explicada.Primeiro fazem uma lei à medida dos novos gestores,lei essa chamada lei medida que ofende a constituição que o Sr. gostava de invocar. A lei é geral e abstracta e não feita à medida daqueles gestores...Isso aprende-se no 1º ano das faculdades de direito.Depois o Ministro Centeno diz que não era preciso apresentar as declarações, agora o Sr Costa chutou para o Constitucional sacudindo a àgua do capote. Parece que a palavra dada por si e seu governo não é palavra honrada..:Um pantomieniro é o que o Sr. é mais o seu governo da propaganda barata.Depois queixem-se dos Trumps da vida com vendedores da banha da cobra como o Sr Costa e seu governo de mentirosos compulsivos. O Sr devia explicar que acordo e que garantias foram dadas aos gestores em vez de se esconder.Assim agem os cobardes e aqueles que são os passa culpas. Os srs gestores que o mandem bugiar e que expliquem o que aconteceu para vos tirar a máscara da mentira e do embuste.

Destaques V+