Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidade ​Católica prevê arrefecimento da economia portuguesa

12 out, 2016 - 15:37 • André Rodrigues

Técnicos consideram que não há informação pública suficiente que determine se o défice de 2016 ficará abaixo dos 3%.

A+ / A-

A economia portuguesa terá crescido apenas 0,2% entre Julho e Setembro deste ano e apenas 1% face ao mesmo período de 2015, indica o boletim trimestral de conjuntura económica da Universidade Católica.

Segundo a previsão divulgada esta quarta-feira, o investimento também recuou no segundo trimestre do ano.

O núcleo de estudos de conjuntura da Católica mantém em 0,9% a previsão de crescimento para a economia portuguesa para este ano, uma clara desaceleração face a 2015.

Para 2017, as projecções são pouco encorajadoras. O crescimento não deverá ir além de 1,1% e isso reflecte, sobretudo, a incerteza em matéria de política orçamental e as perspectivas pouco favoráveis para a economia mundial.

Em relação ao boletim anterior, os técnicos da Universidade Católica revêem em baixa, para 1,3%, a estimativa de crescimento em 2018.

Em matéria de riscos, Portugal enfrenta situações delicadas sobretudo de natureza financeira, quer os relacionados com a capitalização do sector bancário quer no que diz respeito à consolidação das finanças públicas.

O boletim trimestral de conjuntura da Universidade Católica reconhece dificuldades em identificar as intenções do Governo em matéria de política económica, bem como a reacção de Bruxelas a essas medidas.

Por outro lado, não há informação pública suficiente que determine se o défice de 2016 ficará abaixo dos 3% e isso condiciona a avaliação dos mercados ao Orçamento do próximo ano.

A fragilidade do investimento é também motivo de preocupação e indicia uma forte desaceleração do crescimento.

A conjuntura externa terá, nesse aspecto, um contributo essencial. É preciso perceber a evolução do Governo britânico na relação com a Europa, assim como a velocidade da subida das taxas de juro por parte Reserva Federal norte-americana, sublinham os técnicos.

Espanha também conta para esta equação. Há riscos potenciais para a economia portuguesa, caso o próximo governo de Madrid se veja obrigado a tomar medidas restritivas que condicionem o crescimento económico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • só vos resta
    16 nov, 2016 lis 10:33
    Despedir o economês direitola Cesar das Neves...Não acerta uma tal é o seu fundamentalismo direitola!
  • Filipe Cunha
    16 nov, 2016 Avintes 00:20
    Pena o INE dizer o contrário...
  • Rui Silva
    15 nov, 2016 Maputo/Moçambique 12:05
    Presados colegas, Espero que estejam bem de saude pois os dados e previsões desenvolvidas ESTÃO COMPLETAMENTE ERRADAS, estou fora mas acompanho tudo o que se passa, se tivessem procurado mais, se estivessem atentos ás informações disponibilisadas, se tivessem trabalhado em procurar informações junto das entidades oficiais, não teriam errado tanto. Analises destas não devem ser tornadas publicas, nem que sejam elaborados por estudantes, será que não sabem gerar espetativas positivas? só negativas e infundadas. Peço desculpa Mas a conotação da faculdade ao PSD/CDS é por demais evidente, erram a analise por influencia partidaria? Como é possivel
  • Eborense
    12 out, 2016 Évora 18:37
    Qual a novidade da economia ir arrefecer. O Inverno está à porta.
  • Kostas
    12 out, 2016 Kostados 18:20
    Ó Costa Pantomineiro, tu também és do PPD...e rico!
  • COSTA PANTOMINEIRO
    12 out, 2016 Lisboa 16:59
    Sim, espera pela pancada e verás se a Católica é do PSD ou do CDS. PArece que todos omos do PSD kamarada... Ainda nãoi percebeste onde estás metido ? Eu explico rapidamente: O Costa é um pantomineiro e um vendedor da banha da cobra... Acredita nos amanhas que cantam e logo vês a pancada que todos vamos levar com este desgoverno sem rumo e sem estratégia. O filme é o mesmo do mitómano e mentiroso compulsivo que dá pelo nome de Sócrates....A negar a evidência até pedir o resgate... O Costa está a trabalhar bem para cairmos no abismo...Uma tristeza e um pantomineiro...
  • Krista Lina
    12 out, 2016 Alcabideche 15:55
    A Católica é do PPD/CDS!

Destaques V+